Produção de cauim, bebida fermentada feita com beiju de mandioca. Pais e padrinhos preparam a bebida para ser consumida durante o ritual de nominação. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Os pais Pirangwa e Mã Putyr com o filho Myrapirã, que recebeu seu nome em fevereiro de 1959. Desde o nascimento da criança até o ritual de nominação os pais ficam proibidos de ingerir alguns alimentos. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Na noite anterior à nomeação da criança, as mulheres servem o cauim. Todos bebem, fumam, cantam e dançam. Histórias místicas são contadas ao longo da madrugada. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Na manhã seguinte todos pintam-se e colocam seus adornos. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Tarapái com adorno labial de pena e colar de dentes de maracajá. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Pirangwa e Inajare Rixã, pai e padrinho donos do cauim, paramentados com diadema, adorno labial e braçadeiras. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, situada à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Chefe Anakanpukú com um pano vermelho em volta da cabeça, símbolo de chefia, fuma um cigarro enrolado com tauari. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Desfile no local onde será realizada a cauinagem – consumo de bebida fermentada feita com beiju de mandioca. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
Todos dirigem-se para a Casa Grande. Os homens sentam em redes e as mulheres em esteiras. A primeira ao lado do camucim – vasilha de cerâmica com cauim – é Mã Putyr, com seu filho. Ao lado, o marido Pirangwa, na primeira rede. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.
O padrinho Inajare Rixã dança com o menino e depois revela a todos o nome da criança: Myrapirã. Cromo colorido. Aldeia Ka'apor, à margem do rio Coaraci-Paraná, Pará, 1959.