Parede 1

Flores, frutos e animais


Da esquerda para a direita:



O galo é marido da galinha I, sem data

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
60x72cm

Descrição: Pintura com fundo verde-escuro representando um galo laranja com crista e barbela em um tom escuro de vermelho, cauda de penas curtas vermelhas e laranjas, e pés com pontudas unhas brancas. Ele tem uma flor decorada em branco de cada lado de suas pernas e nove pequenas árvores de tamanhos variados sob seus pés. O quadro tem uma borda de listras diagonais brancas e vermelhas, assim como as inscrições "Sou um homem muito inteligente", "Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro", "Foto Santo Antonio Fotógrafo São Paulo", "O galo é o marido da galinha" e a assinatura do artista (ARL) pintadas em letras brancas circundando a figura.




Galos, 1988

Tinta sobre tela
61x51cm

Descrição: Pintura com fundo azul representando sete galos pretos pontilhados em branco com cristas e barbelas vermelhas. Seus bicos e pés são amarelos, e todos os galos estão em pé sobre quadrados verdes. As três primeiras aves são um pouco menores e estão dispostas em linha vertical, voltadas para a direita e com os bicos abertos como se retratadas cantando. As outras quatro são maiores e aparecem dispostas em formação quadrada, voltadas para a esquerda da tela. Em letras vermelhas, aparecem as inscrições da assinatura do artista (ARL), "Galo", a data e a frase "Este desenho foi fundado em 1961", assim como o nome do artista ("Antonio Roseno de Lima") pintado em letras verdes.




Galo, sem data

Tinta e caneta em papel cartão
19x26cm

Descrição: Pintura com fundo azul-claro de um galo com crista, barbelas, peito e cauda pintados em vermelho com detalhes em branco. Sua cabeça, sua asa e seus pés são de um laranja vivo com afiadas unhas brancas. Em letras azul-escuras, lê-se "Galo" e a assinatura do artista (ARL).




Cavalo Marinho, sem data

Tinta e canetão em papel cartão
19x26cm

Descrição: Pintura de um cavalo marinho vermelho sobre um fundo azul-claro, com o corpo formado por vários segmentos horizontais cobertos por pintas brancas. Em letras pretas, lê-se a assinatura do artista (ARL) escrita verticalmente à esquerda da cabeça do animal.




Abacaxi, sem data

Tinta e caneta em papel cartão
22x30cm

Descrição: Pintura de um abacaxi pintado em laranja-escuro sobre um fundo alaranjado. Sua coroa é composta por quatro folhas verde-claras e a fruta apresenta um padrão quadriculado com hachuras e riscos em xis indicando a textura da casca. O desenho tem bordas em marrom e as inscrições "ARL" da assinatura do artista e "Abacaxi" em letras pretas.




Peixes, sem data

Tinta e caneta em papel
43x32cm

Descrição: Pintura com fundo em azul representando quatro peixes escamosos parecidos com pirarucus, dispostos em uma coluna vertical e coloridos em tons de verde. O quadro apresenta a marca de um carimbo em tinta preta com as iniciais do artista (A. R. L.) e seu nome completo, Antônio Roseno de Lima, no canto inferior direito da tela.




Árvore, sem data

Tinta, caneta e giz em papel
19x26cm

Descrição: Quadro de fundo azul bem claro representando uma árvore pintada inteira em dois tons claros de verde e com galhos curvados, dos quais pendem frutos rosas e flores vermelhas. O solo é alaranjado e algumas plantas e flores crescem ao redor das raízes parcialmente expostas. As inscrições "Arvore" e a assinatura do artista (ARL) aparecem escritas verticalmente em letras azuis de cada lado da figura.




Natal, sem data

Tinta, caneta e giz em papel
22x30cm

Descrição: Pintura de uma árvore de Natal com ornamentos decorativos azuis, amarelos e vermelhos sobre um fundo azul. A árvore está plantada em um vaso vermelho no mesmo tom de seu tronco e apresenta um enfeite verde no formato de uma estrela cadente em seu topo. Lê-se "Natal" em letras pretas na parte de baixo do quadro e a assinatura do artista (ARL) em letras azuis-claras com efeito tridimensional de laterais vermelhas.




Coelho, sem data

Tinta, caneta e giz em papel
16x20cm

Descrição: Pintura de um coelho em dois tons de laranja sobre um fundo azul e cercado por uma borda dupla azul e branca. Ele tem um olho rosa, duas mãos antropomórficas e parece estar fazendo malabarismo ao manter dez bolas arroxeadas e brilhantes suspensas no ar à sua frente. No topo do desenho, lê-se "Coelo" em letras pretas e a assinatura do artista (ARL) com efeito sombreado branco.




Gato, 1986

Tinta e caneta em papel cartão
47,5x33cm

Descrição: Quadro com fundo azul-escuro representando um gato pintado em tons de magenta e roxo. O felino possui olhos brancos com bordas vermelhas, longos bigodes pretos e brancos, e apresenta placas como de uma carapaça ao longo da cabeça, costas, pernas e rabo. Em letras pretas com bordas brancas, lê-se "Gato" no topo e a assinatura do artista (ARL) no canto inferior esquerdo.




Flor I, 1979

Tinta e caneta em papel pautado
14x20cm

Descrição: Quadro de um buquê com seis flores vermelhas sobre um fundo verde vivo, pintado no mesmo tom dos caules e folhas e com pequenas flores brancas espalhadas pela tela. As flores são mantidas unidas por um laço azul-escuro com pontos brancos e os caules apresentam pequenos frutos pretos. Lê-se "Flor" e a assinatura do artista (ARL) em tinta preta ao lado da data escrita em caneta.




Flor II, 1979

Tinta e caneta em papel pautado
15x21cm

Descrição: Pintura de uma flor com pétalas vermelhas sobre um fundo verde. A flor possui estames pretos terminando em anteras brancas. Uma das folhas da planta também é vermelha e está coberta, assim como o caule, por círculos brancos. Em letras pretas, lê-se a data, a inscrição "Flor", assinatura do artista (ARL) e uma segunda data idêntica escrita à caneta.




Vaca mulher do boi, 1969

Caneta e tinta sobre lona
34x51cm

Descrição: Pintura de uma vaca branca pisando sobre uma faixa verde e em frente a um fundo azul. Ela tem olhos, boca, interior das orelhas e pontas de três das patas, das glândulas mamárias e do rabo pintados em laranja-escuro. Ao redor da figura, lê-se "Vaca mulher do boi" e a assinatura do artista (ARL) em letras laranjas, assim como "Brasil Campinas SP" em letras pretas. Na borda marrom que circunda o quadro, aparecem as inscrições "Este quadro foi fundado em 1969", "Fotografo", "Bairro Tres Marias" e "Antonio Roseno de Lima" em letras pretas com sombreado vermelho.




Vaca II, sem data

Giz e caneta em papel cartão
18,5x13,5cm

Descrição: Pintura com fundo amarelo-claro de uma vaca branca com manchas azuis redondas e triangulares ao longo do corpo. Ela parece sorrir e sua boca é pintada de vermelho, assim como suas glândulas mamárias. A única inscrição na tela é "Vaca", escrita em letras vermelhas sob os cascos do animal.




Deus proteja esta casa II, 1979

Tinta e caneta sobre tela
100x60cm

Descrição: Quadro com a frase "Deus proteja esta casa" em letras azuis sombreadas sobre um fundo azul-claro. As bordas da tela apresentam folhas verdes, pequenos frutos vermelhos, flores de pétalas rosadas e quinze cajus pintados em laranja e vermelho ao redor das letras. Lê-se a data pintada em verde e a assinatura do artista (ARL) em marrom.

Frutos, flores & animais

Composições ingênuas de campos floridos (sempre assinados e datados – o dia exato da fundação de um desenho era muito importante) surgiram na obra de A.R.L., quando ele comprou de um camelô um aparelho plástico para desenhar flores. Ademais, animais habitavam o mundo do artista: galos, sapos, cavalos, gatos, cavalos-marinhos, capivaras, onças (objeto de medo e reverência no sertão nordestino, afinal, a história de Roseno era sua fonte); eles eram organizados em pares, casais, famílias com prole e, por meio da palavra, o pintor os vinculava – tal qual em “Boi Marido da Vaca” – como se cada animal dependesse do outro que lhe completa. Na série de onças, o ponto foi usado como figura, representando suas pintas e constituindo um padrão de pontos pretos sobre fundo geralmente branco, modelo decorativo de artistas ditos primitivos e de pinturas indígenas. Em especial nas pinturas de vacas, percebem-se traços “picassianos”. Quando A.R.L. gostava de algum desenho, recortava-o em latas de vários tamanhos para usar de modelo, utilizando-se também de outros materiais como a lã, que ele priorizava em época de frio.

Obras Suspensas 1

Frutos, flores e animais




Sapo, 1988

Tinta sobre placa de metal
25x18cm

Descrição: Pintura de fundo azul-claro com um sapo jovem de cauda longa pintado em cinza, com pontos pretos ao longo do corpo, uma faixa laranja na lateral e duas patas com quatro dedos cada, terminados em unhas brancas. Em letras de um laranja vivo, lê-se a data, a assinatura do artista (ARL) e "Sapo". O verso do quadro apresenta intervenções na forma de colagem de mensagens datilografadas com bordas pintadas em vermelho, a data em azul e ARL em letras vermelhas.




Vaca I, 1986

Tinta sobre papel cartão
18,5x16cm

Descrição: Pintura de fundo ocre representando uma vaca branca em meio perfil e que parece sorrir. Ela possui manchas azuis ao longo da cabeça e do corpo, assim como boca e glândulas mamárias vermelhas. Lê-se "Vaca" em letras vermelhas escritas verticalmente e a data na parte inferior do quadro. O verso do quadro apresenta inscrições em caneta azul com a data, três endereços e o nome do artista, "Antonio Roseno de Lima".




Capivara Fêmea, 1989

Tinta sobre placa de metal
26x17cm

Descrição: Quadro com fundo azul-claro representando uma capivara sentada pintada em um tom marrom alaranjado. Em letras laranja-escuras, lê-se "Cadivara femea" e a assinatura do artista (ARL). O verso do quadro contém intervenções, com a colagem de uma mensagem datilografada e inscrições em caneta azul e tinta vermelha.




Macaco, 1961

Tinta sobre chapa de madeira
50x40cm

Descrição: Quadro com fundo azul-claro de um macaco com o corpo vermelho-escuro, olhos amarelos, unhas brancas e uma cauda com a ponta preta. Um filhote de macaco de olhos brancos está se segurando de ponta-cabeça na barriga do macaco maior. Em letras vermelhas, lê-se "Macaco", "Campinasi Piinto", a assinatura do artista (ARL), "Brsail" e "Este desenho foi fundado e 1961". A parte de trás do quadro apresenta intervenções, com a colagem de uma mensagem datilografada e inscrições com caneta azul e tinta vermelha.




Galinha, 1995

Tinta e caneta sobre chapa de madeira Paint and pen on wooden sheet
55x41cm

Descrição: Pintura com fundo vermelho-escuro representando uma galinha branca com crista, barbela e pontas das penas da cauda em vermelho. Seu olho, bico e pés estão pintados no mesmo tom de ocre, sendo que os pés também apresentam unhas brancas nas pontas dos dedos e pontos pretos indicando textura. Em letras azul-claras pintadas ao redor da figura, lê-se "Este desenho foi fundado em 1961", "Bairro Três Mariai Brail", a data e a assinatura do artista (ARL). O verso do quadro contém intervenções, com a colagem de uma mensagem datilografada e frases escritas à caneta azul e com tinta vermelha.




O galo é marido da galinha II, 1987

Tinta e caneta sobre madeirite e metal
33x49cm

Descrição: Pintura de um galo alaranjado com o bico aberto como se retratado em pleno canto. Ele possui penas vermelhas, pretas e roxas por todo o corpo e têm unhas brancas. A ave aparece em frente a um campo verde e céu azul, onde estão escritas em letras roxas, pretas e marrons sombreadas as inscrições "Galo marido da galinha", "Pintor fotógrafo", "Campinas SP São Paulo Bairro 3 Marias", a data e a assinatura do artista (ARL).




Onça Pintor, sem data

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
61x50cm

Descrição: Pintura de fundo azul representando uma onça branca de pintas pretas, com bigodes e unhas brancas. Lê-se, em vermelho, “Este desenho foi fundado em 1961”, “Bairro Três Marias Brasil Onça Pintor Campinas”. O quadro possui intervenção na parte de trás com a colagem de um bilhete e frases em vermelho.




Deus proteja esta casa I, 1981

Tinta e caneta sobre tela
100x60cm

Descrição: Quadro de fundo verde contendo o desenho de vinte cajus amarelos com folhas verde-escuro e a frase "Deus proteja esta casa", além da assinatura do artista (ARL) e a data. O quadro possui intervenção na parte de trás com colagem de fotografias de Antônio Roseno, notas de dinheiro recortadas e bilhetes.

Parede 2

O bêbado


Da esquerda para a direita:



Bêbado de Campinas, sem data

Caneta esferográfica, tinta, canetão sobre papel cartão
22x30cm

Descrição: Pintura com fundo alaranjado retratando um homem negro vestindo um terno marrom com uma camisa verde e gravata laranja com pontos vermelhos. Seu rosto apresenta três fileiras de sobrancelhas, olhos, narizes, bocas e orelhas. Em letras vermelhas pintadas ao redor da figura, lê-se "Campinas", "Bebado" e a assinatura do artista (ARL).




Bêbado com cigarro III, 1986

Tinta sobre papel cartão
12x17cm

Descrição: Quadro com fundo azul-médio no mesmo tom do chapéu e terno vestidos pelo homem retratado, que também usa uma gravata preta. A figura apresenta duas orelhas de cada lado da cabeça e quatro fileiras de olhos, narizes e bocas das quais pende um cigarro cada. As letras da palavra "Bebo" estão pintadas em branco ao redor do personagem, assim como a assinatura do artista (ARL) aparece na parte inferior do quadro.




Homem de chapéu, 1986

Tinta sobre papel cartão
12x17cm

Descrição: Quadro com fundo azul-claro retratando um homem vestindo um alto chapéu cinzento de abas largas com duas listras, uma marrom avermelhada e outra verde. O terno e camisas que ele veste tem as mesmas cores do chapéu e suas listras. As letras da assinatura do artista (ARL) estão pintadas no mesmo tom de marrom ao redor da cabeça da figura.




Bêbado com cigarro V, sem data

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
18x24cm

Descrição: Quadro com fundo azul e verde-claro de um homem vestindo um terno vermelho, uma camisa laranja com golas brancas e uma gravata amarela com pontos pretos. Seu rosto tem duas fileiras de sobrancelhas, olhos, narizes e bocas, com um cigarro pendendo do canto de cada uma delas. Em letras pretas, temos a assinatura do artista (ARL) do lado esquerdo e a inscrição "Bebado" do lado direito da tela.

Parede 3A - Texto


O bêbado

A série O Bêbado foi a primeira guardada por A.R.L. e o projetou internacionalmente como artista, pois estampa livros importantes como L’art Brut, de Lucienne Peiry. Iniciada em mil novecentos e setenta e cinco, inspirou-se em uma gravura de bares com o rosto de olhos embaralhados e alucinado pela bebida. Nela, está uma forte marca da obra do artista: cores chapadas (feitas com esmalte sintético puro, sem meios-tons ou efeito de claro-escuro), assim como o uso de palavras. Roseno era semianalfabeto; as palavras eram parte de sua expressão poética, como uma espécie de signos herméticos, expostos respeitando a anterioridade das figuras e evidenciando desconhecimento de regras gramaticais. Apresentado por jornais como favelado, semianalfabeto e doente, A.R.L. reagiu a tais rótulos escrevendo em vários quadros, em letras garrafais: “sou um homem muito inteligente”.

Parede 3A

O bêbado


Da esquerda para a direita:



Bêbado com cachimbo, sem data

Giz e caneta sobre papel cartãod
15x20cm

Descrição: Desenho com fundo azul de um homem vestindo um terno listrado vermelho, uma camisa verde-clara e uma gravata laranja com pontos pretos. Seu rosto tem duas fileiras de sobrancelhas, olhos, narizes e bocas que seguram cachimbos. Lê-se a inscrição "Bebado" a assinatura do artista (ARL) em letras pretas com bordas de um azul escuro.




Bêbado com cigarro I, 1986

Tinta e caneta sobre papel cartão
15x21cm

Descrição: Quadro com fundo azul e verde retratando um homem vestindo um terno salmão com lapelas rosas listradas e uma gravata laranja com pontos pretos. Ele usa um chapéu verde com borda amarela, tem cabelos claros e seu rosto conta com três fileiras de orelhas, sobrancelhas, olhos, narizes e bocas, cada uma com um cigarro entre os lábios. Em letras pretas, aparece a assinatura do artista (ARL) na parte superior e a inscrição "Bebado" na parte inferior da tela.




Bêbado com cigarro II, 1987

Tinta e caneta sobre papel cartão
13x16cm

Descrição: Quadro de fundo azul com um homem vestindo um terno vermelho com lapelas listradas e uma gravata verde com pontos pretos sobre uma camisa preta. Ele usa um chapéu laranja com uma listra amarela com pontinhos pretos e borda amarela, e seu rosto tem quatro fileiras de orelhas, sobrancelhas, olhos, narizes e bocas, cada uma fumando um cigarro. A inscrição "Bebo" aparece no topo do quadro e as letras da assinatura do artista (ARL) circundam a figura.




Bêbado com cigarro IV, 1983

Tinta e caneta em papel cartão
15x20cm

Descrição: Pintura com fundo azul sobre um campo verde, na frente do qual aparece um homem de terno vermelho e gravata amarela com pontos pretos. Ele veste um chapéu amarelo com pontos vermelhos e uma borda com triângulos verdes e vermelhos cobrindo cabelos castanhos. Seu rosto apresenta barba por fazer e três fileiras de orelhas, sobrancelhas, narizes e bocas, cada uma delas segurando um cigarro. Lê-se a assinatura do artista (ARL) ao lado da inscrição "Bebado" em letras pretas pintadas no topo da tela.

Parede 3B

Frase


“Quem pegar esse desenho guarde com carinho."


Parede 4

Legenda e Vida




Caju Verde, 1981

Tinta sobre tela
85x65cm

Descrição: Quadro de fundo azul com o nome do artista proeminentemente pintado em letras azuis-claras com efeito tridimensional de laterais vermelhas. Sob o nome, lê-se a data em letras verdes com bordas também vermelhas, e ao lado das letras aparece um caju verde com folhas pintado sobre flores vermelhas.



Vida

Antônio Roseno de Lima nasceu em Alexandria, Rio Grande do Norte, em 1926. De sua cidade natal, como tantos outros, foi para o centro-sul do Brasil fugindo da seca e jamais fez o caminho de volta. Veio para São Paulo deixando mulher e cinco filhos, sonhando em trabalhar e ganhar muito dinheiro.

Em 1961, aos 35 anos de idade, fez um curso de fotografia e passou a exercer o ofício registrando o cotidiano de crianças – além de aniversários e casamentos – e as fotos logo ganharam as nuances de seus traços.

Mudou-se para a favela Três Marias (Campinas) em 1976 e viveu ali até a sua morte, em junho de 1998. Em um barraco miserável, pintava em cima de uma mesa abarrotada de papéis e objetos, onde também comia e contava o dinheiro que recebia das crianças da favela em troca de doces.

Tinha compulsão pelo registro de seu cotidiano em tudo que poderia ser utilizado, trabalhando em séries nas quais repetia a mesma figura inúmeras vezes, usando sempre materiais precários: pedaços de latas retirados dos entulhos, papelões, madeira, esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas e janelas encontradas no lixo. Sua obra contém códigos que permeiam todo o processo criativo, em um minucioso exercício artesanal, com destaque para a assinatura A.R.L., tão cara a um artista semianalfabeto.

Mesmo com o apadrinhamento do professor Geraldo Porto, participou de poucas exposições, sendo a primeira individual na Casa Triângulo (São Paulo) em 1991, seguida pela coletiva A pintura em Campinas: o contemporâneo no Centro de Informática e Cultura, em 1992. Ainda fez uma individual na Cavin Morris Gallery em Nova Iorque, em 1995.

Uma faxina para afugentar ratos e baratas de seu barraco fez com que pelo menos 500 de suas obras fossem parar no caminhão de lixo. Ainda assim, uma grande coleção das suas melhores fotografias está hoje no Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e suas pinturas entraram no acervo de importantes museus, como a famosa Collection de l’Art Brut, de Lausanne, Suíça e o Museu Haus Cajeth, em Heidelberg, na Alemanha.

Parede 5

Apresentação


A busca pela beleza é humana, moderna e eterna. Eu a encontrei na favela Três Marias, num barraco feito de lixo. Descobri-a numa pintura de esmalte sintético brilhante sobre lata de óleo. O autor dela era Antônio Roseno de Lima (na época com 65 anos de idade), nordestino analfabeto, doceiro da Estação da Luz, fotógrafo, pintor, diabético que “sofria dos nervos” e sorria feito criança.

Roseno era um choque. Significava a possibilidade da arte. Mais: a possibilidade da pintura. Residente sobrevivência. Pintura crua, bruta, original. Poesia no lixo. Lixo poético. Parecia impossível imaginar que, na extrema pobreza, alguém se sentiria compelido a produzir alguma coisa que não fosse a busca da sobrevivência. Entretanto, Roseno partia de um ponto zero da emoção frente à beleza, “fundando” seus trabalhos pela necessidade de estabelecer uma relação prazerosa com o mundo.

Sua força primitiva e selvagem preenchiam um vácuo no círculo artístico, em que a arte moderna virava instituição, academicizava-se. Ele tinha uma liberdade de fazer o quisesse que ninguém tinha; inventando e tentando, esse artista brasileiro procurou no lixo a matéria de sua poesia.

O encontro com Roseno transformou-se, para mim, numa oportunidade para refletir sobre a arte e os artistas e, antes de se constituir numa pesquisa acadêmica, proporcionou-me o encontro com uma nova realidade: a dura vida de um artista brasileiro pobre, cujos olhos sempre brilhavam, emocionados até as lágrimas, por seu miserável e triste cotidiano, sua trágica criação artística, sua inocente pintura, sua solidão, seus gatos e suas fantasias. Eu proporcionei a ele o reconhecimento público, a admiração e o respeito pelo seu trabalho.

“Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro!”, “Sou um homem muito inteligente!" Tais frases, constantes na arte de Roseno, tocaram a mídia paulistana e lhe proporcionaram quinze minutos de fama nos anos 1990. Nenhum outro artista plástico do interior logrou tal efeito. Os quinze minutos se passaram, mas a emoção de se conhecer um artista singular (de pura, crua e comovente linguagem) permanece. E é luxo só.

Geraldo Porto, artista plástico, professor doutor do Instituto de Artes – UNICAMP, curador de A.R.L. Vida e Obra e colecionador das obras de Antônio Roseno de Lima.

Obras Táteis


Bêbado com cigarro I, 1986

Original: Tinta e caneta sobre papel cartão
24x35cm (obra tátil)

Descrição: Obra tátil reproduzida em MDF, com texturas variadas, representando o quadro com fundo azul e verde retratando um homem vestindo um terno salmão com lapelas rosas listradas e uma gravata laranja com pontos pretos. Ele usa um chapéu verde com borda amarela, tem cabelos claros e seu rosto conta com três fileiras de orelhas, sobrancelhas, olhos, narizes e bocas, cada uma com um cigarro entre os lábios. Em letras pretas, aparece a assinatura do artista (ARL) na parte superior e a inscrição "bebado" na parte inferior da tela.




O galo é marido da galinha I, sem data

Original: Tinta e caneta sobre chapa de madeira
32x38cm (obra tátil)

Descrição: Obra tátil reproduzida em MDF, com texturas variadas, pintura com fundo verde-escuro representando um galo laranja com crista e barbela em um tom escuro de vermelho, cauda de penas curtas vermelhas e laranjas, e pés com pontudas unhas brancas. Ele tem uma flor decorada em branco de cada lado de suas pernas e nove pequenas árvores de tamanhos variados sob seus pés. O quadro tem uma borda de listras diagonais brancas e vermelhas, assim como as inscrições "Sou um homem muito inteligente", "Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro", "Foto Santo Antonio Fotógrafo São Paulo", "O galo é o marido da galinha" e a assinatura do artista (ARL) pintadas em letras brancas circundando a figura.




Abacaxi, sem data

Original: Tinta e caneta em papel cartão
25x35cm (obra tátil)

Descrição: Obra tátil reproduzida em MDF, com texturas variadas, representando a pintura de um abacaxi pintado em laranja-escuro sobre um fundo alaranjado. Sua coroa é composta por quatro folhas verde-claras e a fruta apresenta um padrão quadriculado com hachuras e riscos em xis indicando a textura da casca. O desenho tem bordas em marrom e as inscrições "ARL" da assinatura do artista e "Abacaxi" em letras pretas.

A.R. L. Animado


Animação (Instalação de vídeo)

Cerca de 20 obras do artista Antônio Roseno de Lima foram aqui reimaginadas por Nélio Costa. As imagens, criadas a partir do desmembramento e transformação de elementos das obras originais, respeitam a integridade do trabalho de A.R.L. Cada obra selecionada recebeu um tratamento personalizado, resultando em uma experiência única para os espectadores, que poderão apreciar a arte de Roseno sob uma nova perspectiva.

Descrição: Em uma parede, são projetadas em looping uma animação de elementos tirados de obras de A.R.L., fazendo com que as suas obras e cores ganhem vida.

Parede 6

O fotógrafo




Exposição, sem data

Foto
24x18cm

Descrição: Fotografia colorida de um jovem vestindo regata e shorts azuis em pé na frente de mais de 30 quadros e fotografias, expostos pendurados em uma cerca de madeira e enfileirados no chão. Atrás da cerca, há um barraco feito de placas de madeira com um poste à esquerda e uma árvore no quintal. Mais ao fundo, vê-se um pasto e um grupo de árvores ao longe.




Crianças da igreja, sem data

Foto na madeira com interação colorida
28x19cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de um grupo de vinte e uma crianças vestidas com mantos brancos, enfileiradas ao longo de degraus em frente ao altar de uma imagem da Virgem Maria. Algumas das crianças carregam cestas ou grandes letras de papel e uma delas segura um buquê de lírios brancos bem em frente à santa.




Saída do culto, sem data

Foto
32x22cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de um grupo de mais de cem pessoas vestidas com roupas sociais e que parecem ter acabado de sair da igreja, uma das três casas brancas ao fundo. A maior parte delas está voltada para a câmera e parece posar para o fotógrafo, com vários homens de terno e gravata ao fundo e uma maior concentração de crianças em primeiro plano.




Casamento, sem data

Foto
39x29cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de um casamento sendo oficiado. Vê-se um jovem em pé no altar à esquerda, acompanhando o padre que está lendo de um livro que segura aberto em frente ao casal ajoelhado. À direita da noiva, um homem segura uma vela acesa ao lado de uma mulher que carrega um lírio branco e um terço em suas mãos.




Viaduto, sem data

Foto na madeira com interação colorida
32x23cm

Descrição: Fotografia em preto e branco tirada de um ponto elevado, do qual se vê uma grande quantidade de carros e ônibus no trânsito da confluência de duas ruas, bem no ponto de sua bifurcação sob um viaduto, enquanto pessoas caminham nas calçadas e entre os veículos. Em letras pretas grafadas sobre a fotografia, lê-se "São Paulo SP", "Viaduto" e a assinatura do artista (ARL).




Retrato, sem data

Foto
21x29cm

Descrição: Fotografia em preto e branco do artista. Antônio Roseno parece ter cerca de quarenta anos e está de pé em frente a um canteiro de plantas e um muro vazado, olhando diretamente para a câmera e vestindo uma camisa branca sob um cardigã preto, com calças compridas e uma bolsa a tiracolo.




Dinheiro na mão, sem data

Foto
18x22cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma senhora de óculos que posa, séria, segurando uma nota de dinheiro na direção da câmera. A quantia da nota não é identificável pelo pouco foco no primeiro plano da foto e pela luz forte que a ilumina diretamente.




Casal, sem data

Foto
32x26cm

Descrição: Fotografia monocromática em tons arroxeados retratando um casal de idosos. A senhora está em primeiro plano, com cabelos curtos, brincos de argola e um colar, olhando de soslaio para o lado direito do quadro. O artista Antônio Roseno aparece atrás dela, quase encoberto por sua figura, vestindo uma camisa clara sob um cardigan e também olhando para algo fora do quadro à direita.




Esposa, sem data

Foto com interação colorida
20x28cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma senhora sentada sobre uma cama simples, olhando para algo à direita, fora de quadro. Há uma pilha de tecidos dobrados à esquerda e a mulher usa óculos, um colar, e um vestido estampado que foi colorido à mão em um tom vivo de azul depois da foto ser revelada. A postura da senhora está levemente curvada à frente, suas mãos descansam suavemente ao lado de seus joelhos e os chinelos que ela usa dão a impressão de estarem prestes a deslizar para fora de seus pés.




Soledad, sem data

Reprodução com interações no verso
29x36cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma mulher que olha diretamente para a câmera. Ela usa óculos de aros grossos e veste uma blusa clara, com seus cabelos lisos presos atrás de sua cabeça e caindo sobre o topo dos ombros. O verso da moldura traz intervenções com a colagem de uma nota de dinheiro, um bilhete datilografado, marcas de carimbos e frases escritas em azul.




Menina na panela, sem data

Foto
32x24cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma garotinha imersa em água dentro de uma panela grande de metal com paredes altas. A panela está colocada no chão entre outros objetos e a criança, com cerca de dois anos de idade, olha diretamente para a câmera.




Moça, sem data

Foto com interação colorida
19x25cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma jovem mulher em meio perfil. Ela veste uma blusa sem mangas que foi colorida à mão em um tom vivo de rosa depois da foto ser revelada, Seus cabelos também foram pintados à mão de preto e as cortinas ao fundo apresentam uma coloração verde-escura.




Cavalo, sem data

Foto na madeira com interação colorida
32x23cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de um cavalo voltado para o lado direito do quadro, atrás do qual aparece um homem montado a cavalo e com o braço direito levantado. O chão e as árvores ao redor do animal foram pintados à mão em um tom vivo de verde, assim como o céu foi colorido de azul na foto já revelada, sendo possível ver as marcas das pinceladas. A assinatura do artista (ARL) também foi pintada em letras pretas no canto inferior direito da fotografia.




Carro de família I, sem data

Foto na madeira com interação colorida
28x20cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma família, com uma mulher e um homem posando com uma criança entre eles, todos de pé apoiados em um carro estacionado na frente de algumas casas e de um campo com árvores ao fundo. A fotografia foi colorida à mão de forma marcante após ter sido revelada, com o chão e o fundo pintados de verde, o carro e a blusa da mulher pintados de vermelho, e detalhes das casas, roupas e rodas pintados em azul, laranja e amarelo. Em letras brancas também pintadas sobre a foto, aparecem as inscrições "Fui um homem que nunca tive amor na vida", "Sou um homem muito inteligente", "O carro da família" e a assinatura do artista (ARL).




Ônibus, sem data

Foto na madeira com interação colorida
39x28cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de um ônibus estacionado ao lado de uma calçada, vazio e com a porta aberta. O veículo foi pintado à mão de amarelo depois da foto ser revelada, assim como uma pequena parcela do edifício vizinho foi pintada parcialmente de vermelho, com o restante pintado de verde juntamente com as árvores ao redor. A assinatura do artista (ARL) aparece pintada em letras pretas no canto inferior esquerdo da imagem.




Carro de família II, sem data

Foto na madeira com interação colorida
28x20cm

Descrição: Fotografia em preto e branco de uma família enfileirada em frente a um carro estacionado diante de algumas casas, com um campo e árvores ao fundo. Da esquerda para a direita, vê-se um garoto, um homem, uma mulher segurando a mão de uma criança ao lado de um homem que segura a outra, e um senhor. A fotografia foi pintada à mão em alguns pontos com tinta azul.

Parede 7

Texto


O fotógrafo

A fotografia foi uma grande paixão para A.R.L.; quando começou a trabalhar na cidade de São Paulo, tinha um estúdio comercial seu, o qual foi mantido no interior, em Indaiatuba, e referenciado em suas pinturas mesmo depois de fechado por falta de recursos. As poses frontais e estáticas dos retratos pintados eram as mesmas poses paralisadas das fotografias. Ele marcou em pinturas alguns dos temas já fotografados antes, como se pode observar em O Menino, por exemplo. Sua assinatura (abreviada ou por extenso) e sua profissão de fotógrafo (seu orgulho) se repetem centenas de vezes em cartolinas restantes das aparas de desenhos, como se bordasse um tecido infinito pela afirmação de seu nome, sua identidade, seu trabalho e sua profissão. Sabia ele que aquele que assina o próprio nome não é mais um analfabeto e aquele que tem uma profissão não é mais um marginal.

Obras suspensas 2

Personalidades




Avião e Santo Dumonte, 1993

Tinta sobre placa de madeira
55x40cm

Descrição: Quadro de fundo amarelo com um avião à esquerda e um retrato de Santos Dumont à direita, ambos pintados nos mesmos tons de roxo e vermelho. As inscrições de "Avião e Santo Dumonte", a assinatura do artista (ARL) e a data aparecem escritas em letras vermelhas. O quadro possui uma intervenção no verso com a colagem de uma mensagem datilografada e frases em tinta preta.




Getúlio Vargas, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x27cm

Descrição: Quadro de fundo azul retratando um homem vestindo camisa cinza-escura e com pele avermelhada. A figura é identificada como "Getúlio Vargas" em letras vermelhas escritas verticalmente dos dois lados da cabeça, porém as sobrancelhas unidas remetem a Monteiro Lobato. A parte traseira do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL).




José Linhares, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x27cm

Descrição: Quadro de fundo azul retratando um homem com uma camisa cinza e pele avermelhada. Em letras vermelhas, lê-se "José Linhares" na parte inferior. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL) em tinta vermelha e azul.




José de Anchieta, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x27cm

Descrição: Quadro com fundo azul de um homem portando um grosso bigode branco e pele avermelhada, vestindo um manto cinzento e com um solidéu preto no topo da cabeça. Em letras vermelhas, lê-se "José ce Ahchieta" na parte inferior da tela. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL).




Rui Barbosa, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x27cm

Descrição: Pintura de fundo azul retratando um homem com um longo bigode branco e pele avermelhada, que usa óculos e veste roupas cinzas. O nome "Rui Barbosa" aparece escrito verticalmente em letras vermelhas no lado direito do quadro. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL).




Carlos Drummond de Andrade, 1993

Tinta sobre placa de metal
9x26cm

Descrição: Pintura com fundo azul de um homem com pele bem vermelha usando óculos e vestindo um terno cinza com camisa vermelha e gravata azul. O nome "Carlos Drummond de Andrade" começa sendo escrito verticalmente em letras salmão no lado direito do quadro e termina grafado sobre o terno da figura. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e a data pintada em azul.




Martim Afonso de Sousa, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x27cm

Descrição: Quadro de fundo azul com um homem de pele avermelhada vestindo roupas cinzas. Em letras vermelhas, lê-se "Martim Afonso" escritas na vertical, começando no lado direito e continuando no esquerdo. A parte traseira do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL).




Marechal Deodoro, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x26cm

Descrição: Quadro com fundo azul retratando um homem de pele avermelhada com um grande bigode branco e vestindo roupas cinzas. Ele é identificado pela inscrição "Mal. Deodeo Doro" escrita em letras vermelhas. A parte traseira da moldura traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL).




Almirante Mandarete, 1990

Tinta sobre placa de metal
19x26cm

Descrição: Quadro com fundo azul de uma pessoa com pele avermelhada que veste roupas cinzas. Lê-se "Almiranta Mandarete" em letras vermelhas na parte inferior da pintura. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL) em letras vermelhas.




Nilo Peçanha, 1990

Tinta sobre placa de metal
19,5x26,5cm

Descrição: Quadro de fundo azul retratando um homem de pele avermelhada e um bigode branco comprido que veste terno e camisa cinzas. O nome "Nilo Peçanha" aparece em letras vermelhas na parte inferior da pintura. O verso do quadro traz intervenções na forma de um bilhete datilografado e as inscrições "Pintor Brasil", a data e a assinatura do artista (ARL) em letras azuis.

Parede 9B

Texto


Personalidades

Na mídia e em uma coleção da Enciclopédia Escolar do Ensino Renovado (garantia dada por um homem que lhe comprou maços de cigarro), A.R.L. buscou inspiração para a sua galeria de notáveis (generalizados sob a categoria Presidentes), na qual retratou Afonso Pena, Nilo Peçanha, Marechal Deodoro, Getúlio Vargas, Almirante Tamandaré, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Atílio Fontana e Santos Dumont, seu maior ídolo (fato relacionado, provavelmente, ao sonho de ser um pássaro e voar por aí). Também aqui se encontra o autorretrato, evidenciando seu desejo de reconhecimento social por figurar ao lado de personalidades. Em todos os quadros, ele anexava um pequeno bilhete, no qual informava materiais, processo de criação, execução, conservação da pintura e arrematava: “Quem pegar esse desenho guarda com carinho. Pode lavar. Só não pode arranhar. Fica para filhos e netos. Tendo zelo atura meio século.”

Parede 8

Jornais



Vitrine 1

A arte bruta de um homem singelo - Professor doa ao Centro de Memória fotografias feitas pelo artista plástico Antônio Roseno de Lima | 19 de novembro de 2006 JORNAL DA UNICAMP

Roseno de Lima faz segunda mostra e chega à universidade | 30 de novembro de 1993

Quando o inconsciente dá as tintas | 14 de setembro de 1998 SEGUNDO CADERNO

A arte bruta de Antônio Roseno é lapidada em barraco-ateliê | 14 de julho de 1991 CORREIO POPULAR

Vitrine 2

E assim foram os quinze minutos de fama…

As vitrines contêm recortes de jornais das exposições de Antônio Roseno de Lima em vida e pós-morte.

Vitrine 3

Artista plástico favelado vai expor obras na Alemanha - Antônio Roseno de Lima teve convite para expor no exterior | 07 de abril de 1996 FOLHA DE SÃO PAULO

Roseno exibe a sua pintura para os alemães - Após a primeira mostra em Nova York, ainda em cartaz, o pintor ingênuo das onças, sereias e presidentes vai expor em Heidelberg, Frankfurt e Berlim, além de participar de coletiva em São Paulo | 02 de abril de 1996 O ESTADO DE SÃO PAULO

Um mestre da simplicidade | 30 de novembro de 1993

Pintor favelado de Campinas entra no grande circuito das artes plásticas - Triângulo abre hoje mostra de Antônio Roseno, que não estará presente porque não sai à noite | 04 de setembro 1991 FOLHA ILUSTRADA

Parede 9A

Frase


“Queria ser um passarinho para conhecer o mundo todo."


Obras Supensas 4

Retratos da Cidade




Padeiro, 1994

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
50x40cm

Descrição: Quadro com um fundo azul-claro no qual uma figura antropomórfica pintada toda em vermelho pedala uma bicicleta da mesma cor, com vários pães amarelos na cesta que leva à sua frente. A figura parece usar um chapéu, tem olhos amarelos e um sorriso largo no rosto. Em letras brancas, lê-se "Padeiro", com uma data ao lado. Logo abaixo, aparecem escritas em vermelho outra data, a assinatura do artista (ARL), assim como as inscrições "Bairro Tres Mara", "Brasil" e "Este desenho foi fundado em 1961". O verso do quadro apresenta intervenções com a colagem de uma mensagem datilografada e frases escritas em vermelho.




Carro, 1993/1994

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
60x50cm

Descrição: Pintura com fundo azul-claro representando um carro completamente vermelho com calotas brancas. Lê-se, em letras também vermelhas, as inscrições "Carro", "Brasil" (duas vezes, invertidas verticalmente), "Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro", "Campinas pintor Brasil" nas duas laterais, "Fui um homem que nunca tive amor na vida" e "Antonio Roseno de Limari ARL".




Edifício São Paulo, sem data

Tinta e caneta sobre papel cartão
34x39cm

Descrição: Quadro representando um prédio branco de vários andares no centro da tela, com janelas e detalhes em azul. Vê-se uma palmeira em primeiro plano com raízes expostas e o entorno do edifício, no nível da rua, é pintado como um conjunto de curvas vermelhas e verdes. Atrás da construção estende-se um campo verde com indicações de montanhas ao fundo contra um céu azul-claro. Na parte inferior da tela, pintadas em letras pretas, aparecem a assinatura do artista (ARL) e a inscrição "Ed. S. Paulo". O verso do quadro apresenta intervenções na forma de frases escritas em azul.

Obras Suspensas 3

Mulheres e Santas




Noiva, 1973

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
44x64cm

Descrição: Quadro de fundo azul acinzentado com uma mulher negra vestindo um detalhado vestido de noiva branco. Ela tem cabelos cacheados compridos e soltos, segura um buquê vermelho e usa uma coroa de flores também vermelhas com véu, além de um colar e pulseiras de pérolas brancas. Ao seu redor e em letras vermelhas, lê-se "Fui um homem que nunca tive amor na vida", "Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro" e a data. Na parte inferior, lê-se o título da pintura ("Noiva") e a assinatura do artista (ARL). O quadro possui intervenções no verso, com uma colagem de reportagem de jornal, notas de dinheiro recortadas, mensagens datilografadas e frases escritas em azul.




Nossa Senhora e Cajus, 1981

Tinta e caneta sobre tela
84x114cm

Descrição: Quadro de fundo azul-claro com a Nossa Senhora no centro, cercada por algumas flores amarelas, vinte e sete cajus vermelhos e alaranjados de diferentes tamanhos, assim como uma borda de pequenas flores rosas e folhas verdes. Em letras desenhadas com efeito tridimensional, lê-se "N. S. Padroeira do Brasil" (em verde, formando um arco no topo), a assinatura do artista (ARL, em amarelo) e a data (em azul).




Nossa Senhora Aparecida, 1989

Tinta sobre placa de metal
18x26cm

Descrição: Pintura de fundo azul-claro com pontos amarelos em que uma Nossa Senhora de pele alaranjada é retratada com uma coroa dourada, verde e laranja, vestindo um manto preto decorado com círculos brancos, dourados, amarelos, azuis e verdes. A figura é circundada por uma borda dourada e o texto "Nossa Seinhora Aparecida Padroraeiro Brasil" aparece escrito em letras laranjas.




Sereia, 1990

Tinta e caneta sobre chapa de madeira
50x60cm

Descrição: Quadro de fundo vermelho com uma sereia de cabelos azuis e cauda amarela no centro de uma pequena lagoa, ladeada por dois peixes escamosos amarelos. Em letras azul-claras, lê-se "Este desenho foi fundado em 1961", "Sereia do mar", o nome completo do artista (Antônio Roseno de Lima), sua assinatura (ARL) e uma data. Nas águas da lagoa, lê-se "Brasil" e outra data em letras vermelhas.

Parede 10

Mulheres e Santas




Nossa Senhora Padroeira do Brasil, 1981

Tinta e caneta sobre tela
70x120cm

Descrição: Quadro com fundo azul-claro em que Nossa Senhora aparece rodeada por várias pequenas flores vermelhas e amarelas, e por ramos de folhas verdes. Lê-se "N. S. Padroeira do Brasil" e a data em letras verdes, assim como a assinatura do artista (ARL) em amarelo.




Moça na Praia, sem data

Tinta e canetão em papel cartão
31x40cm

Descrição: Pintura com fundo verde retratando uma jovem mulher negra vestindo biquíni e chapéu pretos com estampa de poá de bolinhas brancas, além de brincos, colar e pulseira de pérolas. Ela tem cabelos compridos e posa com a mão esquerda na cintura. Em letras pretas, lê-se "Moça na Praia" à esquerda da figura e "Santos SP" à direita, juntamente com a assinatura do artista (ARL).

Parede 11

Texto



Mulheres e Santas

Uma imagem sobre a qual o artista também se debruçou foi a mulher. Sereias e Nossa Senhora Aparecida são grandes personagens femininas de Roseno. Ele afirmava: “Nunca tive amor na vida”, fato curioso devido à existência e presença de Soledade – sua companheira por quase quarenta anos. Ainda assim, mesmo que brigassem, os dois eram companheiros e amigos, admiravam-se e respeitavam-se. Segundo Soledade, Antônio não bebia, nem fumava e ainda tinha quatorze profissões: fazia perfume, brilhantina, pó de arroz, creolina, doce, quadro, colher de pau, gaiola. Além disso, ela se sentia cuidada, pois Roseno nunca lhe comprava um sapato – e sim, no mínimo, três – assim como demonstrava grande alegria quando ela retornava de viagens.

Parede 9A

Frase


“Sou um homem muito inteligente."


Parede 13

Texto



Recortes da cidade

Muitas das aspirações de A.R.L. foram vividas apenas em sua imaginação e concretizadas em pinturas, nas quais criou a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejou trabalhar. O dinheiro, elemento da arte gráfica, aparece na obra de Roseno; notas fora de circulação estampavam, paradoxalmente, as paredes de seu barraco numa espécie de brincadeira com o desejo de fama e fortuna: ele presenteava amigos com fotografias, nas quais trocava o busto por fotos suas e da companheira Soledade. A grande curiosidade do artista por idade, data da fundação de cidades, surgimento de invenções como o fósforo, o avião, a máquina de escrever é outro tema. Esse encantamento pela criatividade humana se traduzia na repetição dessas informações em suas pinturas, as quais apresentam outra característica marcante de sua obra: figuras contornadas de preto (um destaque aos fundos chapados em cores fortes) e moldura da pintura também delimitada por uma linha preta fechando o campo da figura.


Parede 13

Recortes da Cidade




Fábricas, 1977

Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato)
45x32cm

Descrição: Tela com fundo azul sobre o qual aparecem duas fábricas quase iguais, uma em cima da outra, com a primeira pintada em verde e a segunda, em vermelho. Ambas têm dez chaminés das quais saem colunas brancas de fumaça. O quadro conta com uma borda verde onde estão escritas em letras vermelhas inscrições como "Antonio Roseno de Lima" (duas vezes) e a data.




La Le Li Lo Lu, 1977

Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato)
40x29cm

Descrição: Tela de fundo azul com quatro fábricas representadas de forma quase idêntica, dispostas em formação quadrangular. As duas fábricas da fileira de cima são verdes, sendo que a primeira tem portas e janelas brancas, e a segunda, amarelas. Na fileira abaixo, vê-se uma fábrica amarela e outra vermelha, ambas com portas e janelas brancas. Todas apresentam oito chaminés das quais saem colunas brancas de fumaça. O quadro conta com uma borda verde-clara onde estão escritas em letras vermelhas as inscrições "La le li lo lu", "Antonio Roseno de Lima" e a data.




Vila Popular, 1977

Tinta e caneta sobre papel cartão (caixa de sapato)
37x23cm

Descrição: Quadro de fundo azul com seis casas iguais dispostas em duas fileiras de três construções cada, com a inscrição "Vila Popular", a assinatura do artista (ARL) e a data escritas em letras pretas no centro da tela. As casas são brancas com uma faixa vermelha que as circunda, telhado vermelho que se estende mais para além da parede do lado direito e duas portas alaranjadas lado a lado que se abrem para duas escadas com degraus da mesma cor descendo bases verdes em formato de tronco de pirâmide com detalhes em vermelho.

Foto Santo Antônio


Fotografias (Instalação de vídeo)

A pintura de A.R.L. apareceu com a sua fotografia: as poses frontais e estáticas dos seus retratos pintados são as mesmas poses das suas fotografias comerciais e as suas primeiras pinturas foram fotografias em branco e preto coloridas à mão. Ele começou a trabalhar profissionalmente como fotógrafo em São Paulo no seu estúdio, na rua Santos Dumont. Quando mudou-se para Indaiatuba, anos depois, continuou com o estúdio e com o mesmo nome: FOTO SANTO ANTÔNIO. Grande parte de suas fotografias está hoje no Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Descrição: Em uma parede, são projetadas em looping um vídeo de diferentes fotografias tiradas por A.R.L., a maioria em preto & branco; algumas com suas intervenções coloridas à mão.

Frase


“Fui um homem que nunca tive amor na vida."