#: locale=pt ## Tour ### Description ### Title tour.name = ABRAHAM PALATNIK | A Reinvenção da Pintura ## Skin ### Dropdown DropDown_0561BA16_3AA3_A1D2_41C7_FDA0B6E9EE29.label = Primeiras Experiências DropDown_0561BA16_3AA3_A1D2_41C7_FDA0B6E9EE29_mobile.label = Primeiras Experiências DropDown_05783A1F_3AA3_A1D2_41A6_E88282E5373B.label = Aparelhos Cinecromáticos DropDown_05783A1F_3AA3_A1D2_41A6_E88282E5373B_mobile.label = Aparelhos Cinecromáticos DropDown_05789A1B_3AA3_A1D2_41CC_002739F0C312.label = O Ateliê DropDown_05789A1B_3AA3_A1D2_41CC_002739F0C312_mobile.label = O Ateliê DropDown_057BFA20_3AA3_A1EE_41A9_8EE569D894A7.label = Design DropDown_057BFA20_3AA3_A1EE_41A9_8EE569D894A7_mobile.label = Design DropDown_146C33FF_400A_B4BA_41CA_5AAD12088DFC.label = Objetos Cinéticos DropDown_146C33FF_400A_B4BA_41CA_5AAD12088DFC_mobile.label = Objetos Cinéticos DropDown_147BF68F_400A_BF5A_41C3_02E76381B5A5.label = Pinturas DropDown_147BF68F_400A_BF5A_41C3_02E76381B5A5_mobile.label = Pinturas DropDown_1C75C4B5_5A98_A647_41D5_A62C851F2B6A.label = Série W DropDown_1C75C4B5_5A98_A647_41D5_A62C851F2B6A_mobile.label = Série W DropDown_751DBCFC_5F69_7C49_41AF_6FE0F5D4EFEC.label = Objetos Lúdicos DropDown_751DBCFC_5F69_7C49_41AF_6FE0F5D4EFEC_mobile.label = Objetos Lúdicos ### Multiline Text HTMLText_655B53C6_5A99_A1C5_41C7_0540ECA6B736.html =
CCBB Belo Horizonte | 03 de fevereiro a 09 de agosto de 2021


Curadoria Felipe Scovino e Pieter Tjabbes
HTMLText_655B53C6_5A99_A1C5_41C7_0540ECA6B736_mobile.html =
CCBB Belo Horizonte | 03 de fevereiro a 09 de agosto de 2021 | Curadoria Felipe Scovino e Pieter Tjabbes
### Label Label_0C5F13A8_3BA0_A6FF_41BD_E3D21CFCE151.text = ABRAHAM PALATNIK Label_0C5F13A8_3BA0_A6FF_41BD_E3D21CFCE151_mobile.text = ABRAHAM PALATNIK Label_0C5F23A8_3BA0_A6FF_419F_468451E37918.text = A REINVENÇÃO DA PINTURA Label_0C5F23A8_3BA0_A6FF_419F_468451E37918_mobile.text = A REINVENÇÃO DA PINTURA ## Media ### Title panorama_053089CA_615B_6449_4192_EB4DDD17771E.label = Primeiras Experiências 01 panorama_0548CE9C_615B_BCC9_41D4_F11D5BCC3CC2.label = Primeiras Experiências 02 panorama_056E132A_615B_E5C9_41A2_5B8E0E86098A.label = Primeiras Experiências 03 panorama_06084771_615A_AC5B_41D6_5CBE4F586A0C.label = Aparelhos Cinecromáticos 01 panorama_06479FF2_6159_7C5E_4176_395E997ED900.label = Aparelhos Cinecromáticos 02 panorama_0690B863_615B_A47E_41C4_A870177929BC.label = Primeiras Experiências 04 panorama_06ACFB51_615B_645B_41A5_3BF84DBEAC44.label = Primeiras Experiências 05 panorama_06B3546D_615A_AC4B_41CD_BFEF16847038.label = Abertura 03 panorama_06DE2EC6_615A_DC46_41C1_CAA5E67DB998.label = O Ateliê panorama_0714EA99_6156_A4CA_41B8_BEB2FA5BFAFB.label = Design 02 panorama_0743B241_6157_67BA_41C9_18B758791E02.label = Design 04 panorama_0782A00C_6159_E3C9_41D6_EEE56785CEF8.label = Aparelhos Cinecromáticos 03 panorama_078544A5_6159_ACFA_41C4_BE88C8705B1A.label = Corredor panorama_0799C874_6159_6459_41B4_367C0B0A2C43.label = Design 01 panorama_07F3FEF0_6156_DC59_41D5_086FA3515780.label = Design 03 panorama_089B1E11_6157_BFDA_41A9_C6CE3A29621A.label = Objetos Lúdicos 01 panorama_08BF3B2A_6157_E5C9_41D6_01C6A3A8817E.label = Objetos Lúdicos 02 panorama_08D3951E_6157_6DC9_41BE_D1390AEA1805.label = Design 05 panorama_08FA88DF_6156_A447_41CA_185E3EAE18CF.label = Objetos Cinéticos 01 panorama_0E1BBD93_616F_7CDF_41D7_2DB6190EB33E.label = Objetos Cinéticos 05 panorama_0E4F92AD_616E_A4CB_41BE_3560656E3526.label = Objetos Cinéticos 06 panorama_0E717B56_616E_E446_419A_569B871CDC43.label = Objetos Cinéticos 07 panorama_0EFCAA4A_616F_A449_41D3_190E97B46F44.label = Objetos Cinéticos 04 panorama_0EFEB596_616F_ECD9_41C0_CBAA6358E377.label = Objetos Cinéticos 03 panorama_0F260B91_616A_A4DB_41AA_13756276A461.label = Pinturas 03 panorama_0F7A8611_616A_AFDB_41CD_AA77E1F3CDA6.label = Pinturas 04 panorama_0FE9B074_6169_A459_41CB_89E95F1230A8.label = Pinturas 01 panorama_0FF1D649_6169_6C4B_41C5_81397381CC58.label = Pinturas 02 panorama_101559DB_616B_A44F_41BD_CE1859AB494C.label = Pinturas 08 panorama_102358A6_6169_E4F9_41B3_C5902BE18E45.label = Corredor panorama_10330C3F_616B_63C6_41C7_0A6019D7C201.label = Série W 01 panorama_10604EDD_616A_DC4B_41BC_8CEE78B4373C.label = Série W 02 panorama_109FEBDB_616B_644F_41D5_F14873D6203D.label = Pinturas 05 panorama_10CEDF79_616B_BC4B_41D0_8EC71505D7AF.label = Pinturas 06 panorama_10E1447A_616B_EC49_41B3_ED4C8BD28539.label = Pinturas 07 panorama_11405DF6_6169_DC59_41BD_89F030D2CCDD.label = Série W 06 panorama_1145A6DC_6169_AC4A_41B8_0BAE30831030.label = Série W 07 panorama_114DCEDC_616F_5C49_41BE_F59CD5779FAC.label = Objetos Cinéticos 02 panorama_11621FB7_6169_7CC7_41D6_8042C6E5A970.label = Série W 08 panorama_116FC24D_6176_A44A_41B8_5E77FE2425FE.label = Série W 09 panorama_11A33718_616A_ADC9_4197_6460DE56BE72.label = Série W 04 panorama_11D83F10_6169_7DDA_41A6_611DAC3FE29D.label = Série W 05 panorama_12357677_6177_AC47_41B3_4AA5C5DF610C.label = Série W 12 panorama_1239E2E5_6177_647B_41C1_3DD95338B813.label = Série W 11 panorama_12452BE8_6177_E449_41D0_A5CD5EF1CEB0.label = Série W 13 panorama_12AC980C_6176_E3C9_41D4_ECF9DE4AAE68.label = Série W 10 panorama_13207CD6_6176_BC59_41D2_EA24DCC9B343.label = Série W 15 panorama_13DC08C7_6177_A447_41D3_18FDCA3BBDDF.label = Série W 14 panorama_14AA6764_6179_6C79_41AC_85C2A79580AC.label = panorama_1A91F309_616A_E5CA_41B7_0056B263F1FF.label = Abertura 02 panorama_1EFAE67F_6169_AC47_41C5_E78E1D93340E.label = Abertura 01 panorama_5A922247_3D62_0BAF_41B8_D8C496CD0BF3.label = Detalhe 360 2 panorama_5BA47901_3D6E_19A3_41C9_6DC6C56A8A9B.label = Detalhe 360 1 photo_0206E1B6_400B_754B_419A_02AAD66451AD.label = Abraham Palatnik - Relevo Progressivo ref 047 - foto Vicente de Mello photo_024F3D67_4076_EDCA_418A_8E33EFC37811.label = Abraham Palatnik - T 21 ref 040- foto Vicente de Mello photo_049849D1_407A_94C6_41C1_EF8B60411910.label = Abraham Palatnik - Série W ref 058 (1) - foto Vicente de Mello photo_0598A933_4077_B54A_41BA_45030FA83450.label = pg. 140 - T22 - col. Sesc -Foto Everton Ballardin 18A1126 photo_0709E011_407A_9349_41BB_55C6435A3835.label = W- 231 - 01 LAC APAL2543 Frente photo_074839DC_407A_94FF_41CD_25C76607BC38.label = Abraham Palatnik - Série W ref 058 (2) - foto Vicente de Mello photo_07B1C3D7_407B_F4CA_41C4_FB4F3E6A4700.label = Abraham_Palatnik_CEI_Itau-1@Edouard_Fraipont photo_0970B181_400F_7549_41C7_8EAB0D5C0B56.label = WH - 96 - Galeria Nara copiar photo_0A17FC4D_400E_93DE_41B7_010F5C681CAF.label = W- 933 (5964) photo_0A98615E_4035_75FB_41D0_207A3D8951E3.label = Sem titulo , 2019 ( acrilico) nova Palatnik copiar photo_0AEF6FEA_4035_ACDB_41B0_4114C0742DA0.label = Sem título, 2018 ( acrilico) nova Palatnik copiar photo_0B1A0183_400A_9549_41C1_4016FB61F4AF.label = W-HA 13 photo_0B4E20A5_400A_9349_41A0_6FDD6FE60F02.label = W-379 photo_0B8A6163_4035_95C9_41CE_B7271781575C.label = W-H 34 photo_0BE22BFD_400D_94B9_41C4_07A02D118037.label = pg. 145 - W-472 - acr+¡lica sobre madeira - 107,1 x 168,2 cm - 2013 photo_0BE680EF_4036_94DA_41C5_C2B63BE697DF.label = pg. 31 W-HB4 2018 photo_0C473E42_400D_EFCA_41C4_E960B161D077.label = WHH 5 - Galeria Nara copiar photo_0CF86233_403D_774A_41A1_B8CE5772B94E.label = W-H109 - Guilherme Simões copiar photo_10961B15_403A_954E_41C1_7FCB53ABAC4B.label = Raphael 1 photo_2EE35950_61E9_A459_41B3_F3DFD1A727CF.label = cinecromatico - 01Abraham_foto Vicente de Mello photo_2FAFD979_61E9_A44B_41B3_249F8BB5BB36.label = cinecromatico - 01Abraham_foto Vicente de Mello photo_30D20DE6_3FFB_ACCB_41B9_F27520F194D8.label = Objeto rádio - Col.Galeria Lurixs copiar photo_3CF3BF57_403F_AF20_41AE_2232A7C099AF.label = WH 30 - Laura Simões copiar photo_454440AB_3EE2_08EE_41B7_001786BB0E9A.label = Abraham Palatnik - mesinha dec 50 ref 28 - foto Vicente de Mello photo_49C35332_3D22_09FF_41AE_EA4832FBBC28.label = Sem título - Col. Ricardo Rego copiar photo_49DDBD24_3D22_39E5_41C8_0A6EF763C2BD.label = Abraham Palatnik - mesa de centro dec 50 ref 029- foto Vicente de Mello photo_4BDC5945_3D22_19A7_41B4_41298C830B59.label = Mesa e Cadeiras - Col.Bergamin & Gomide copiar photo_4C24A1B0_3EE6_08FA_41CA_E7559614EA33.label = Abraham Palatnik- poltrona dec 50 ref 030 - foto Vicente de Mello photo_4C659D3F_3D26_39E5_41C0_3AB818C0ED45.label = Mesa giratória photo_50DF06B8_400A_9F47_4193_895A172A8205.label = Abraham Palatnik - Pintura em vidro ref 026 - foto Vicente de Mello photo_52309E1F_3D22_FBA1_41C5_11C4E6C8DB1C.label = 8913608 photo_52DCA874_4016_93CF_41C6_41C660A798FF.label = arthur amora1 photo_53155BC9_3D22_18A1_41C6_0B65D4AACE9A.label = 8913606 photo_5319BDE3_401A_ACC9_419E_6DA542D9EAD1.label = emygdio 2 photo_535DADE5_3D22_3866_41B8_5989C9D9FDFF.label = 8913607 photo_5362D58F_3D22_08A1_41A4_93402D8CF250.label = 8913604 photo_5389C7C8_4015_7CC7_4198_4F01DE61B772.label = emygdio 1 photo_53A003C1_400D_94C6_41CC_0693C1865C22.label = arthur amora 2 photo_548CFCDB_3D66_185B_41C7_3BB980EEF7FF.label = Abraham Palatnik - desenho a carvão 02 item 08 - foto Vicente de Mello photo_54CB92D8_401F_94C7_41CA_A993F10A1EED.label = Raphael 2 photo_54F63B09_3D63_F9A2_41B6_33E23E23E074.label = Abraham Palatnik - naturexa Morte 1946 ref 016 - foto Vicente de Mello photo_560532B8_400A_9747_41C2_05A75AD367CA.label = Abraham Palatnik - tabuleiro ref 044- foto Vicente de Mello photo_561966EB_400E_FCD9_41B0_D51C406BE7D2.label = Abraham Palatnik - Objeto ludico giratório ref 042 - foto Vicente de Mello photo_564FE289_400D_9746_41CE_903474EB84E1.label = Abraham Palatnik - Objeto ludico LS ref 025 - foto Vicente de Mello photo_56BC3453_451A_F45C_4199_FF3F4CF3330F.label = sem titulo photo_5723E16D_400A_95D9_41C7_AC547B7B1123.label = Abraham Palatnik - Objeto ludico com imas ref 043 - foto Vicente de Mello photo_57986475_3D62_086D_4192_5C8D35552027.label = Abraham Palatnik - Autorretrato re 009 - foto Vicente de Mello photo_5855753C_3D26_09DF_41BA_0C3F79EE07E3.label = Abraham Palatnik - desenho a guache 01 item 08 - foto Vicente de Mello photo_586A1BF9_3D66_1865_41A9_605C72D51413.label = Abraham Palatnik - Natureza morta ref 015 - foto Vicente de Mello photo_5A6A4C30_400F_7346_417F_D5440DCE401C.label = Abraham Palatnik - desenho projeto 02 item 29 - foto Vicente de Mello photo_5A8A57B1_400E_9D46_419D_5FD0DD4DDD19.label = Abraham Palatnik - desenho projeto objeto cinetico 01 item 23 - foto Vicente de Mello photo_5B05CBD3_4015_74C9_41B0_6FDF5CB846AC.label = Abraham Palatnik - desenho projeto 02 item 29 - foto Vicente de Mello photo_5B0E2679_400A_BFB9_41C9_710674A3FCBD.label = Abraham Palatnik - desenho projeto 01 item 29 - foto Vicente de Mello photo_5B153056_400F_B3CB_41B2_AABAFA352ABA.label = Abraham Palatnik - desenho projeto objeto cinetico 02 item 23 - foto Vicente de Mello photo_5B5D6E3A_400B_EFBB_41BD_F11043F5DDFD.label = Abraham Palatnik - desenho projeto cinecromatico 02 item 23 - foto Vicente de Mello photo_5C251C87_400D_9349_41A9_744DB8763DA9.label = Abraham Palatnik - desenho projeto cinecromatico 03 item 23 - foto Vicente de Mello photo_5C2E781F_4015_937A_418C_B8383DC0FB3E.label = Abraham Palatnik - desenho projeto 04 item 29 - foto Vicente de Mello photo_5C46BC1B_4016_9379_41BF_E66D22471773.label = Abraham Palatnik - desenho projeto 03 item 29 - foto Vicente de Mello photo_5D651FC8_3DE6_18B0_4180_BAE662C01C3C.label = Abraham Palatnik - desenho a carvão 03 item 08 - foto Vicente de Mello photo_5DF5D97D_451A_5C44_41AC_033877A9BF4A.label = Abraham Palatnik - pintura em vidro ref 027 - foto Vicente de Mello photo_5E67CD76_3D22_386A_419C_15BF8E08B0B5.label = Abraham Palatnik - desenho a carvão 01 item 08 - foto Vicente de Mello photo_5F4639BA_3D2E_38D8_418A_809CC0D98C63.label = Abraham Palatnik - desenho a carvão 04 item 08 - foto Vicente de Mello photo_612DE7B7_5A78_A243_41A3_37A54C543BDD.label = W132 photo_6D1D134C_5A69_A2C6_41A7_F59CCE65B8CE.label = W- 231 - 01 LAC APAL2543 Frente photo_6D8CCF54_40FA_EDCF_41A9_983028B71AA8.label = Pg. 127 - Lurixs - ,Progressão - 02 LAC APAL2291 Frente photo_6D8D68A1_40F7_9349_41CE_DCAC7668163B.label = Abraham Palatnik - Progressão cordas ref 039- foto Vicente de Mello photo_6D9EC332_40F7_B54A_417E_F9AD75793170.label = 0258-abrahan palatinik photo_6EEA40E3_40F5_94CA_41CE_FC6D660EB77B.label = Abraham_Palatnik_Alex_Roesler-1@Edouard_Fraipont photo_6F4321FB_40F6_F4B9_418B_32D1B27B6A68.label = Abraham Palatnik - Progressão cordas - ref 038 - foto Vicente de Mello photo_6FC7F69A_40FE_9F7A_41C3_CCDD0BBA50CB.label = 18562_CMYK photo_701C438B_40FD_9559_418E_D216371A676A.label = Abraham Palatnik - Progressão jacarandá ref 031 - foto Vicente de Melloa photo_70EE281D_40FE_B37E_41CB_AC19A923A119.label = Abraham Palatnik - Progressão jacarandá ref 032 - foto Vicente de Mello photo_71432D3F_40FF_ADBA_41C2_B12943C9E865.label = Abraham Palatnik - Progressão jacarandá ref 033 - foto Vicente de Mello photo_71CA1FEC_40F6_ECDE_41C6_3B8CEE959CB5.label = Abraham Palatnik - Progressão com ripas em relevo ref 052 aproximado - foto Vicente de Mello photo_71D4B04A_40FE_93DB_41C7_382E7089D6DC.label = Abraham Palatnik - Progressão jacarandá ref 034 - foto Vicente de Mello photo_71DC2553_40FB_7DC9_41A7_AE497FC91B0F.label = Abraham Palatnik - Progressão com ripas em relevo 1998 ref 054 - foto Vicente de Mello photo_7205CA3E_400B_B7BA_41A8_FA458B230DB0.label = Abraham Palatnik - relevo progressivo - col. Anita Shwartz foto Vicente de Mello photo_720656EE_40F7_9CDA_41C7_315D18D4F471.label = 02 photo_72CAA0A7_40F5_934A_41A8_76AF4EF2A15D.label = Abraham Palatnik - Progressão com ripas em relevo 1978 ref 053 inteira - foto Vicente de Mello photo_736A5064_40FA_93CE_419C_68ACD3BB0885.label = Abraham Palatnik - Progressão com ripas em relevo ref 055 -foto Vicente de Mello photo_74295D95_56FF_0735_41B0_2B042E7131BB.label = Pg. 131 - relevo progressivo - Conrado Mesquita photo_742F2E2B_400A_EF59_41B6_74CBFE7CEEAB.label = Abraham Palatnik - Relevo progressivo ref 046 (foto2) - foto Vicente de Mello photo_7577A264_400B_97CF_41C5_84EA6E5B8341.label = 01 photo_7652B11B_4015_9579_41B7_E262F2876718.label = Abraham Palatnik - Relevo progressivo dourado ref 056 - foto Vicente de Mello photo_76EC266F_4017_9FD9_41AA_85F983AC5584.label = Pg. 131 - Sem titulo -Laurita photo_77578AA2_400D_974A_4194_BC6FB93CAD65.label = Abraham Palatnik - Relevo progressivo ref 049 - foto Vicente de Mello photo_77B836CA_4017_BCDA_41A1_03344D97356A.label = relevo photo_79903F8C_6925_D28E_41A8_C50C30101289.label = VDM_9248_escolhida photo_7BED235A_400D_75FB_419B_80FB935ED032.label = Progressão - Galeria Lurixs copiar photo_7C717866_400A_93CB_41A4_CFF64D84D75E.label = Pg. 127 - Progressão 202 video_134EAAA5_5D07_33E2_419A_DA510EFAA375.label = AG1. Figurativo video_20023827_6E6B_A19C_41C3_40CA66ADAF5B.label = AG2. Aparelhos cinecromáticos video_203DF3E2_6E6B_6697_41CD_51555A817602.label = Aparelhos Cinecromáticos video_20E2CD7B_6E67_A275_41AA_D4D930E1D9E5.label = Design video_20E4A9FD_6E64_A26F_41C5_A0FA6E42AFB1.label = O Atelier video_2400BE18_5D03_72A2_41D3_3C46BB8F792C.label = AG7. Relevos progressivos- cartões video_248326F4_5D07_3361_41A2_BC3AB0F49459.label = AG8. Relevos progressivos- cordas video_24B0A815_5D01_DEA2_41A7_514450F4BB1B.label = Pinturas video_25A5D6C8_5D06_F3A2_41B2_210958E0CCC0.label = AG9. “W” video_25AC0BA8_5D03_51E1_4182_153A33AA264E.label = AG5. Relevos progressivos- jacarandá e resina de poliéster video_285E3FD2_5D01_51A6_41D0_79C2211F873E.label = AG4. Objetos cinéticos video_293D439F_5D02_D1DE_419E_BBE9EAEB021B.label = AG6. Objetos ludicos video_2D051A4D_5D03_D2A2_41B6_4EF075E80B73.label = Primeiras Experiências video_2E02FA7B_5D07_D366_41D0_DDD9F57DC9F5.label = AG3. Design video_2E37A23B_5D07_72E5_41CF_68E9647DA8DE.label = Design video_2EBB0ABF_5D01_D3DE_41D6_FBAF756A1E02.label = AG2. Aparelhos cinecromáticos video_2EC1F0FD_5D02_CF62_41D6_BB85EF5BE5F1.label = Aparelhos Cinecromáticos video_2EE17B2F_5D01_D2FF_41CC_7555717DDEFD.label = Texto Curadoria video_2F9D7AFD_5D03_D363_41D5_998933B37096.label = Objetos Cinéticos video_3FD2FDA0_6E65_6294_41AD_47566A424064.label = Objetos Cinéticos video_5F8BAE96_3D3E_38A9_41C5_35F55C40C660.label = Palatnik_03 video_5FBA1575_3D3E_086A_41CE_1607E3B7F186.label = Palatnik_01_30seg video_5FBC911A_3D3E_09DE_4181_492EC8898156.label = Palatnik_02 video_6022B905_4016_B54E_419A_4C775F5D6218.label = Palatnik_12 video_6111E820_4015_B346_41C6_3B2282EEA17C.label = Palatnik_13 video_61C04C2B_400B_F35A_41AB_A282106E2315.label = Palatnik_09 video_61E76DAB_400D_AD5A_41C0_EA98F52E0878.label = Palatnik_06 video_622BC7DF_4016_9CFA_41C3_A27F4C824189.label = Palatnik_10 video_62F55FF4_4015_ECCE_41CA_029447060C43.label = Palatnik_04 video_6306810A_400A_F55A_41BA_C1CE0E2A2093.label = Palatnik_05 video_6386E339_400A_95B9_41AD_4AC01DECB410.label = Palatnik_11 video_642B962B_400B_BF59_41C2_46D6CAD6DC6A.label = Palatnik_08 video_65E17F4B_400A_ADDA_41C6_E4DF93FE7A4B.label = Palatnik_07 video_7D436F8D_5F7B_5CCB_41D5_A3A624BADA73.label = VideoExposição_02_800px video_7DC9B115_5F79_E5DB_41CC_57FAB9F8F7F5.label = VideoExposição_01_800px ## Popup ### Body htmlText_04D9A95E_5D07_315E_41B4_662A4C402431.html =
Aparelhos cinecromáticos
Em 1948, instalado em um quarto cedido pelo tio em Botafogo, no Rio de Janeiro, o artista transforma esse cômodo em seu ateliê. Até 1951, dedica-se à construção do Cinecromático, que se transformará em um marco da arte cinética mundial, especialmente por ampliar as fronteiras da pintura de modo tão inesperado. Nota-se que as lâmpadas correspondem de certa forma a campos pictóricos, que até aquele momento eram associados unicamente à pintura. Para construir esse primeiro Aparelho cinecromático – que participou da 1ª Bienal de São Paulo – Palatnik desmontou um ventilador e se apropriou de seu motor. Essa obra não existe mais porque se mostrou muito precária ao longo do tempo e era grande demais. O aspecto lúdico e a forma como associa razão e intuição – ao criar um sistema interno que combinava de forma aleatória o acender e o apagar das lâmpadas coloridas com o movimento que elas realizavam numa espécie de “carrossel” – são características exploradas pela crítica ao analisar essa obra.
htmlText_0829B9E2_5D07_3166_41D4_72E54CD97872.html =
Aparelho cinecromático em construção /
under construction, 2004
htmlText_0A7DEEB2_5D1E_D3E6_41C0_7F83442D6280.html =
Ludic objects / games
In a certain way, Palatnik’s work would only gain its full and total meaning if it reached the everyday life and routine use of the citizen. His vision of kinetic possibilities went beyond the potentials of light, to involve research into the qualities of movement and time. In 1959, he produced Mobilidade IV [Mobility IV], a game in the form of a box in which the dynamic motion of small metal spheres is driven by electromagnets; in 1962, he created the board game Quadrado Perfeito [Perfect Square]. This game is based on the movement of pieces on a surface like a chessboard. It is different, however, in that no pieces not captured, no checkmate is delivered, and there is no strictly defined starting position. Playing it requires more perception than reason. In 1965, he produced his Objeto lúdico [Ludic Object]. These are games created for his children that display the artist’s two interests at that moment: an increasingly diversified research into kinetic qualities, and into the dynamics of games. The latter is something that dominates his work from end to end, in the sense that we are always operating preestablished programs of making and unmaking movements.
htmlText_0AFBA1B9_400D_94B9_41A6_5CF19965849C.html =
W-HH/5, 2019
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
120 x 205 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_0E5A5153_5D0E_CEA6_41A2_9AF2EA16C5E5.html =
Figurative phase
At the age of four, Palatnik left Natal, in 1932, moving with his family to Palestine. There, he attended school and went on to study mechanics and physics, specializing in internal combustion engines.
He attended an open art studio and began taking classes in the painting of live models. He mainly painted landscapes, still lifes, and portraits of his fellow students, teachers and relatives. In 1948 he returned to Brazil, where his thinking about art was shaken to the core when he was invited by Almir Mavignier to visit the Pedro II Psychiatric Hospital, under the coordination of Dr. Nise da Silveira: “Mavignier said that he was going to show me the work of some colleagues, and I went.” The colleagues were actually the schizophrenic patients of Dr. Nise, a pioneer in the use of painting and drawing in psychiatric treatment. Palatnik did not understand how those people, especially Raphael Domingues and Emygdio de Barros, could produce such dense images without ever having attended an art school. It was at that moment that he temporarily abandoned his brushes, although this did not mean that he abandoned painting, as it would continue to appear in different forms throughout his career as an artist.
htmlText_109B707D_5D03_4F62_41D1_1F4183D0678D.html =
Natureza-morta, 1947
Óleo sobre tela / Oil on canvas
46 x 60 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_258C0B56_4016_9694_41C2_61B113D510AF.html =
Sem título / Untitled, 1959
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
70 x 70 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_2597E79D_4017_9D90_41CC_B47AE623CD91.html =
Sem título / Untitled, 1959
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
70 x 120 cm
Coleção / Collection Anita e / and Leoncio Schwartz
htmlText_32A56AB2_3FFA_974B_4170_A3C78CE25059.html =
Objeto rádio, 1950 / 1950s
Tinta friável sobre vidro, madeira, rádio e alto-falante /
Friable paint on glass, wood, radio and speaker
42 x 51,5 x 12 cm
Coleção / Collection Galeria Lurixs
htmlText_363F6321_5D03_52E2_41C0_32D9F4CB47AD.html =
The W series
Around 2004, Abraham Palatnik began a new series titled simply W. In it, the artist initially painted abstract canvases that served as a “model” for the later paintings. At a second stage, the artist used a laser to cut wooden slats with colors and shapes similar to those of the canvases that served as a model. Then, moving the slats of the (vertically) “sliced painting” to “draw” the second work, the artist constructed a progressively rhythmic form, combining visual expansion and dynamics while exploring the expressive potential of each material. The lines born from the junction of the wooden strips reactivate the color, dynamizing the surface as a whole. The W series represents the continuity of the artist’s kinetic research made using bidimensional and tridimensional supports, produced in a wide range of media (painting, sculpture, games, furniture and utensils). Curiously, some drawings seen in this series refer to topographic shapes or landscapes, giving rise to a singular research into abstract art.
htmlText_3682A51A_5D01_D6A6_41D4_44E79EB9A197.html =
Progressive reliefs: cords
The Relevos progressivos series also includes another group of works known as “cordas” [cords], which were actually made using lengths of twine. The inventive and experimental character, therefore, also permeates this group of paintings made with acrylic paint starting in the mid-1980s. The painting gains an airy volume that helps to form an optical effect that balances the “precarious technology” of the twine with a rigorous and sensitive research into kinetics and the possibilities for expanding the artwork’s form and color through a double movement (of the lines and of the spectator). Moreover, it constitutes an attempt to organize the surface in a way that is different from the normal procedures, introducing a dynamics of color by means of the line. It is a further example of how the artist experimented with new dynamic and kinetic possibilities by using materials considered “unrefined.”
htmlText_3B0323EE_5D06_F17E_41CF_1D1F6604271F.html =
Progressive reliefs: cardboard
In the Relevos progressivos [Progressive Reliefs] series (produced from the 1960s onward), a sequence of cuts in the surface of the material – cardboard, metal or wood – creates layers or waves that vary depending on the depth and location of the cut, thus constituting the work’s dynamics. The use of cardboard is somewhat surprising insofar as the reliefs produced with this material result in rhythms and sinuosities of great visual impact. Frederico Morais observes about Palatnik: “instead of using the surface of the paper, like any draftsman, he stacks up various sheets, creating an agglomeration, to then cut into the top of it… His reliefs, in different depths, result in optical structures with interstices through which the light passes, creating areas of greater or lesser luminosity.” In this series, Palatnik operates with the void, with loss, with cutting: the minimum gesture that places the material into movement, which is the conducting thread of his work. And, paradoxically, this same gesture encourages us to pay more attention to our surroundings. They are lines that beckon for a more detailed examination of what is there in front of us.
htmlText_3B98A23E_403E_9161_41C9_104F5E71CFFE.html =
W-H/30, 2017
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
105 x 167,8 cm
Coleção / Collection Laura Izique Simões de Assis
htmlText_3F63A9B2_5D01_51E6_41C1_670B513954FB.html =
Progressive reliefs: jacarandá wood and polyester resin
In the 1970s, he produced his Progressões [Progressions] series, which are “paintings” made by intervals of jacarandá wood arranged rhythmically in sequences of thin slats. Taking advantage of the materiality of the wood grain, knots and other natural marks, he created a structure of designs and gestures that demarcate a dynamic body on that organic support. The artist thus crystallized spontaneous information from the natural world, transforming it into an aesthetic fact. In his Progressões made with polyester resin, also produced in the 1970s, he explored above all the material’s transparence. Through a horizontal expansion, his works evince an ever-increasing interest in exploring color as a means of imparting dynamism to the space. This series shares affinities with the paintings on glass he produced in the 1950s and which were the first step toward his involvement with the design and manufacture of furniture. It can be said that in the 1990s the Progressões evolved into the W series. The jacarandá wood left the scene, and in came acrylic paint.
htmlText_4029873E_5F5B_ADC6_41CF_12DEA1FAE413.html =
Sem título / Untitled, 1968
Cartão cortado / Cut cardboard
15,4 x 15,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_402AEB0E_5F69_A5C9_41C2_A196402EAF88.html =
W-141, 2006
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
101 x 106,7 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_402DDE41_5FAB_5FBB_41C0_C4E9979DF81E.html =
Sem título / Untitled, 1984
Acrílica e corda sobre tela / Acrylic and cord on canvas
100 x 100 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_43B34DEF_5EB9_BC47_4190_9D113CF58D0F.html =
Objetos lúdicos / jogos
De alguma forma a obra de Palatnik só adquiriria um sentido pleno e integral se alcançasse a
vida, a rotina e o uso cotidiano. O vislumbre das possibilidades cinéticas vai além das
potencialidades da luz, mas no exercício de uma pesquisa sobre as qualidades do movimento e
do tempo. Em 1959 ele produz Mobilidade IV, um jogo em formato de caixa no qual bolinhas
de metal têm a sua dinâmica acionada por eletroímãs; em 1962 cria o jogo de tabuleiro
Quadrado perfeito. Trata-se de um jogo baseado no deslocamento de peças sobre um
tabuleiro semelhante ao que se usa no xadrez. No entanto, difere na medida em que não
existem peças a serem capturadas ou xeque-mate, tampouco uma posição inicial rígida. Seu
jogo pede mais percepção que raciocínio. Em 1965, executa ainda Objeto lúdico. São jogos
criados para seus filhos que exibem os dois interesses do artista naquele momento: a pesquisa
cada vez mais diversificada sobre as qualidades cinéticas e o fato de que a ideia de “jogo” é
algo que domina de ponta a ponta a sua obra, no sentido de que estamos sempre operando
programas preestabelecidos de fazer e desfazer movimentos.
htmlText_460E2A46_5EDF_67B9_41A7_431830075EC1.html =
Aparelho cinecromático (detalhe/detail), 1969
Motor, engrenagens e lâmpadas /
Motor, gears and light bulbs
112 x 70 x 20 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_4C25FA70_5EFB_645A_41C6_CC92C0F27C44.html =
Figurativo
Em 1932, quando Palatnik tem 4 anos, sua família sai de Natal e migra para a Palestina, onde ele realiza seus estudos escolares e a seguir aprende mecânica e física, especializando-se em motores de explosão. Frequenta um ateliê livre de arte e passa a ter aulas de pintura e modelo-vivo. Pinta principalmente paisagens, naturezas-mortas e retratos dos seus colegas, professores e familiares. Retorna ao Brasil em 1948, e logo depois acontece uma grande reviravolta na sua obra, quando recebe um convite de Almir Mavignier para visitar o Hospital Psiquiátrico Pedro II, coordenado pela dra. Nise da Silveira: “Mavignier disse que iria me mostrar o trabalho de uns colegas, e eu fui”. Os colegas, na realidade, eram os pacientes esquizofrênicos da dra. Nise, pioneira no uso da pintura e do desenho no tratamento psiquiátrico. Palatnik não entendeu como aquelas pessoas, especialmente Raphael Domingues e Emygdio de Barros, produziam imagens tão densas sem jamais terem passado por uma escola de artes. Foi o momento de abandonar temporariamente os pincéis, mas isso não significou o abandono da pintura, pois ela apareceu de outras formas ao longo da sua trajetória.
htmlText_4FD8A39C_400A_957F_41A2_2533028CF3B2.html =
Sem título / Untitled, 1954
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
25 x 45 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_4FE4F261_61AA_A47B_4188_927792FBB26B.html =
Disciplina do Caos / Chaos under discipline, 2005
Vídeo documentário / Vídeo documentary
Direção / Direction: Luis Felipe Sá
Duração / Duration: 22 minutos /minutes
htmlText_50DAA90A_61A9_A5C9_411E_E24557F6A370.html =
Palatnik Progressões em acrílico - registro de atelier /
Palatnik Progressions in acrylic - studio record, 2016-2018
Documentário / Documentary
Concepção, filmagem e trilha /
Concept, filming and soundtrack: Ronald Palatnik
Duração / Duration: 10 minutos / minutes
htmlText_513E4A91_3D26_18BE_41CD_1B0F6A674848.html =
Mesa e cadeiras / Table and chairs, década de 1950 / 1950s
Ferro, madeira e tinta friável sobre vidro /
Iron, wood and friable paint on glass
Mesa / Table - 79 x 72 x 160 cm
Cadeira / Chair - 85 x 40 x 53 cm
Coleção / Collection Bergamin & Gomide, São Paulo
htmlText_51809F55_400F_ADC9_4199_DFAE75DDA604.html =
Arthur Amora
Sem título / Untitled, s.d
Grafite e nanquim sobre papel / Pencil and ink on paper
37,9 x 56,4 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_5186EC59_400E_B3F9_41C2_7279E4A82EFE.html =
Raphael Domingues
Sem título / Untilled, 1948
Nanquim sobre papel / Ink on paper
47,5 x 37,7 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_51A10FA0_3D26_189E_41A5_364B09CA4E8C.html =
Mesa / Table, década de 1950 / 1950s
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
36 x 152 x 52 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_51E6A39F_400D_7579_41C3_0AABA5D9B8B1.html =
Raphael Domingues
Sem título / Untilled, 1948
Nanquim sobre papel / Ink on paper
48 x 31,7 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_51EA83A7_400E_9549_41B4_AA4B94B744C3.html =
Arthur Amora
Sem título / Untitled, s.d
Grafite e nanquim sobre papel / Pencil and ink on paper
37,3 x 56,4 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_520D7D5A_400E_ADFA_41AC_C87E65CD3228.html =
Emygdio de Barros
Sem título / Untitled, 1949
Guache sobre papel / Gouache on paper
40 x 52, 4 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_5226E248_400E_F7C6_41BB_65AB804C90CC.html =
Emygdio de Barros
Sem título / Untitled, 1949
Guache sobre papel / Gouache on paper
33,2 x 48,5 cm
Coleção / Collection Museu de Imagens do Inconsciente
htmlText_5266CE1F_3D3E_1BA3_41A4_AA7ABA81C8DD.html =
Sem título / Untitled, década de 1950 / 1950s
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
39 x 116 cm
Coleção / Collection Ricardo Rego
htmlText_5334BC16_3D3E_7FA5_41B5_AF5A1A7499CC.html =
Poltrona / Armchair, década de 1950 / 1950s
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
65 x 57 x 80 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_53A0E8F3_3D3E_3863_41CA_735B4CCEAF1B.html =
Mesa / Table, década de 1950 / 1950s
Mesa giratória com tampo em acrílico, madeira e ferro /
Turntable with top in acrylic, wood and iron
75 x 50 x 65 cm
Coleção / Collection Galeria Nara Roesler
htmlText_53E106F8_3D3E_086D_41C5_2734F7C8D169.html =
Mesa / Table, década de 1950 / 1950s
Tinta friável sobre vidro / Friable paint on glass
36 x 72 x 72 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_54C0E8FA_4015_94BA_41A1_45C259F98A23.html =
Quadrado perfeito, 1962
Tabuleiro de madeira, peças de resina /
Wooden playing board, resin pieces
37 x 37 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_54C5BF35_4015_6D4E_41CD_2C07EDD611D8.html =
Objeto lúdico, 1965/2002
Madeira e ímãs / Wood and magnets
33,5 x 33,5 x 4,3 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_55397920_400A_B546_41C4_3526A54C4791.html =
Objeto lúdico L-5, 2006
Metal e madeira / Metal and wood
36 x 30 x 30 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_556EA83F_4015_B3B9_41CD_3AA3F16B7706.html =
Objeto rotativo, 1969
Poliéster e vidro / Polyester and glass
1 x 12 x 2,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_56042B43_3D26_19A1_41CA_54331608B93A.html =
Azul e roxo em primeiro movimento, 1951
Reprodução fotográfica sobre foto original do artista /
Reproduction of original photo by the artist
htmlText_56307B42_3D26_79A3_41C6_09DAA0A7B31C.html =
Azul e roxo em primeiro movimento, 1951
Reprodução fotográfica sobre foto original do artista /
Reproduction of original photo by the artist
htmlText_56E03966_3D26_1863_41A8_47B042EED296.html =
Azul e roxo em primeiro movimento, 1951
Reprodução fotográfica sobre foto original do artista /
Reproduction of original photo by the artist
htmlText_57F07FE4_3D26_1867_41C4_F7D46BC0EC37.html =
Azul e roxo em primeiro movimento, 1951
Reprodução fotográfica sobre foto original do artista /
Reproduction of original photo by the artist
htmlText_589D7397_4036_954A_41B5_2BA8A8E37A93.html =
Objeto cinético P-4, 1966/2005
Aço inox, latão, madeira pintada e motores /
Stainless steel, brass, painted wood and motors
78 x 68 x 18 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_589F0625_4035_9F4E_41C9_41918091682F.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
13 x 21 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_589FDF75_4036_ADC9_419E_6C24543C6AFC.html =
Esboços de Objetos cinéticos /
Sketches of Objetos cinéticos, 1950/60
26,3 x 15,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58A1F113_400A_9549_41CD_B8112727CCA0.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 20,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58AA6ABD_400B_74BE_41C9_CE6C46BD736D.html =
Objeto cinético, 1966/2003
Tinta, madeira, fórmica, metal, motor e engrenagens /
Paint, wood, formica, metal, motor and gears
83 x 36 x 36 cm
Coleção / Collection Luis Paulo Montenegro
htmlText_58AEB859_400A_93C6_4183_FE819A96FFF8.html =
Objeto cinético C-5, 1968/2001
Tinta, madeira, fórmica, metal, motor e engrenagens /
Paint, wood, formica, metal, motor and gears
100 x 70,6 x 16 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58C0736B_400B_B5D9_4191_81651A4ADD55.html =
Objeto cinético KK-12, 1967/2008
Tinta, madeira, fórmica, metal, motor, engrenagens e sinos /
Paint, wood, formica, metal, motor, gears and bells
125 x 35 x 35 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58C3BD55_4035_EDCE_41A5_8129FBF896C4.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 20,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58C40B69_4036_B5C6_4194_249486868FE6.html =
Objeto cinético, aranha azul, 1966/2004
Madeira, motor, ímãs e fórmica /
Wood, motor, magnets and formica
86 x 86 x 20 cm
Coleção / Collection Flavia e / and Waldir Simões de Assis Filho
htmlText_58C9D8D0_400A_F4C6_418D_7412F74498C3.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 20,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58DE1F82_400A_AD4A_419D_6EAC7255C50A.html =
Objeto cinético, 1990/1992
Madeira, fórmica, metal, tinta acrílica, circuito elétrico e cabo de velocímetro /
Wood, formica, metal, acrylic paint, electrical circuit, and speedometer cable
110,7 x 80 x 23 cm
Coleção / Collection Itaú Cultural, São Paulo, SP
htmlText_58E54262_4035_B7CB_4191_4A93102D39F0.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 23,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_58FE1E63_4035_6FCA_41BD_C4F8EB1255CB.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 20,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_590651B5_400B_954E_41C6_0EF1F859BD70.html =
Objeto cinético KK-19, 1966/2009
Madeira, fórmica, metal e motor /
Wood, formica, metal and motor
80 x 30 x 30 cm
Coleção / Collection Sérgio Schwartz
htmlText_591DA331_4035_9549_41C4_47CDCEA70AF8.html =
Esboços de Objetos cinéticos /
Sketches of Objetos cinéticos, 1950/60
17,3 x 24,8 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_59230C65_400B_93C9_41C8_47B001711FAE.html =
Objeto cinético, 1965/2000
Madeira pintada, metal, motor, imãs e fórmica /
Painted wood, metal, motor, magnets and formica
70 x 36,5 x 36,5 cm
Coleção / Collection Simões de Assis Galeria de Arte
htmlText_59276E1E_400A_AF7B_41CA_937E3D87AA60.html =
Esboços de Aparelhos cinecromáticos /
Sketches of Aparelhos cinecromáticos, 1950/60
15 x 20,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_597256A4_400B_9F4F_419C_8A5E025FAF58.html =
Objeto cinético CK-8, 1966/2005
Tinta, madeira, fórmica, metal, motor e engrenagens /
Paint, wood, formica, metal, motor and gears
120 x 40 x 40 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_59AD4E71_400B_6FC6_41B0_4F61F2DB2017.html =
Objeto cinético, 1965/2000
Tinta, madeira, fórmica, metal, motor, engrenagens e ímãs /
Paint, wood, formica, metal, motor, gears and magnets
133 x 36 x 36 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5AB21119_3DE6_09D0_41A3_DCD72DD59E39.html =
Sem título / Untitled, década de 1940 / 1940s
Carvão / Charcoal
50 x 35 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5BAA286B_3D62_1864_41C3_BDB7B6A8B436.html =
Autorretrato, 1945
Óleo sobre tela / Oil on canvas
45,8 x 30 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5DDF66C1_3D2E_08A9_41B5_B17C0319E863.html =
Sem título / Untitled, década de 1940 / 1940s
Guache / Gouache
46,5 x 31 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5E1BBD18_3D22_79A7_417E_D2B188BB6DA3.html =
Sem título / Untitled, década de 1940 / 1940s
Carvão / Charcoal
50,5 x 35,3 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5E8A4294_3D22_08AF_41BC_6A545256048C.html =
Sem título / Untitled, década de 1940 / 1940s
Carvão / Charcoal
48,2 x 31,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5EBE0CA2_3D22_18E8_41B1_B24F5F8D8DBC.html =
Sem título / Untitled, década de 1940 / 1940s
Carvão / Charcoal
48,2 x 31,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_5FE29A2F_3D66_1BFC_41B5_7287D1F95055.html =
Natureza-morta, c.1946
Óleo sobre tela / Oil on canvas
53 x 43,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_662A9B74_6927_539E_41CB_CD3A0219E3F5.html =
O artista em seu ateliê no Rio de Janeiro / 2013
The artist in his studio in Rio de Janeiro / 2013
htmlText_697BBE0C_4035_6F5F_41B0_F28594686005.html =
Aparelho cinecromático, década de 1960 / 1960s
Madeira, tecido sintético, engrenagens, lâmpadas e motor /
Wood, synthetic fabric, gears, light bulbs and motor
110 x 68,5 x 20 cm
Coleção / Collection Museu de Arte Contemporânea de Niterói
htmlText_6AC05779_400F_9DC6_41A6_8FBCB4076AD8.html =
W-140, 2006
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
102,2 x 105,8 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6AC0C646_400B_9FCA_41CE_783C5FBB7477.html =
Sem título / Untitled, 1984
Acrílica e corda sobre tela / Acrylic and cord on canvas
70,5 x 90,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6AC416CB_4015_9CD9_41A3_79E3A70CEF2A.html =
Sem título / Untitled, 1978
Óleo sobre ripas de madeira / Oil on wooden slats
52,5 x 45,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6AC6680E_400F_935B_41C4_0492564E2817.html =
“W”
Por volta de 2004, Abraham Palatnik deu início a uma nova série denominada simplesmente “W”. Nela, em um primeiro momento, o artista pinta telas abstratas que servem como “modelo” para as futuras pinturas. Em um segundo estágio, um corte a laser fatia réguas com cores e formas próximas às das telas que serviram como modelo. Depois, movimentando as varetas do “quadro fatiado” no sentido vertical, “desenhando” o futuro trabalho, o artista constrói um ritmo progressivo da forma, conjugando expansão e dinâmica visual e explorando o potencial expressivo de cada material. As linhas nascidas da junção das tiras de madeira reativam a cor, dinamizando a superfície como um todo. “W” representa a continuidade da pesquisa cinética do artista, que se divide em suportes bidimensionais e tridimensionais e nas mais distintas mídias (pintura, escultura, jogos, móveis e utensílios). Curiosamente, alguns desenhos vislumbrados nessa série remontam a paisagens ou formas topográficas, criando uma circunstância singular para as pesquisas sobre arte abstrata.
htmlText_6AC77557_400F_9DCA_41C6_F308428FC518.html =
T22, 2005
Acrílica sobre tela / Acrylic on canvas
121 x 157 cm
Coleção / Collection Sesc de Arte - São Paulo - Brasil
htmlText_6AC90B1F_400B_B579_41C1_AE4887B79B9A.html =
Sem título / Untitled, 2019
Acrílico pintado / Painted acrylic
78 x 93 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6AC998CB_400A_94D9_41AA_012389FD6888.html =
WH-109, 2018
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
107 x 167,5 cm
Coleção / Collection Guilherme Simões de Assis
htmlText_6AC9C5E7_400F_9CCA_41A7_82C89053D9C2.html =
T-21, 2004
Acrílica sobre ripas de tela / Acrylic on strips of canvas
120 x 154,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6ACA1B47_4016_B5CA_41B4_9E88159E00AC.html =
Progressão KA-040, 1988/1990
Acrílica sobre tela / Acrylic on canvas
130 x 180 cm
Coleção / Collection Renata e / and Alexandre Castro e Silva
htmlText_6ACAF847_400E_F3CA_41C3_70AB828320BE.html =
W-231, 2008
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
90,2 x 123,5 cm
Coleção / Collection Galeria Lurixs
htmlText_6ACB72BC_400E_B4BE_41AE_0398E413E995.html =
W-222, 2008
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
108,5 x 122,5 cm
Coleção / Collection Banco Itaú, São Paulo, SP
htmlText_6ACC630C_400B_955F_41C8_7B954A03FA3B.html =
Sem título / Untitled, 1965
Madeira laminada / Plywood
132 x 121 cm
Coleção / Collection João Sattamini; comodante / lender
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
htmlText_6ACD49B5_400A_954E_41B3_1100FE1B915D.html =
W-HA 13, 2019
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
106,9 x 172,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6ACD4A01_400D_9746_418C_5E67CCAE334B.html =
W-379, 2003
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
71 x 70 cm
Coleção / Collection Fabiola Ceni Senise
htmlText_6ACDD59B_400D_BD7A_41B2_FBE88BFDC3E9.html =
W-H/96, 2018
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
107,1 x 168 cm
Coleção / Collection Galeria Nara Roesler
htmlText_6ACF59E9_400A_94C6_41C4_FA7C4EFE09EA.html =
W-H/34, 2017
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
110 x 170 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6ACFFDF7_400A_ACC9_41B9_82235456AA89.html =
W-HB/4, 2018
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
103,5 x 168,1 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6ADC44FF_4017_7CBA_4191_6282D4AAB78D.html =
Relevos progressivos: jacarandá e resina de poliéster
Na década de 1970 Palatnik realiza a série Progressões, “pinturas” formadas por sequências de lâminas finíssimas de jacarandá montadas ritmicamente. Aproveitando a materialidade dos veios, nós e outras marcas naturais internas, o nosso olho percorre uma estrutura de desenhos e gestos que demarcam um corpo dinâmico naquele suporte orgânico. O artista cristaliza uma informação espontânea da natureza e a transforma em fato estético. Nas Progressões com resina de poliéster, também realizadas na década de 1970, explora antes de tudo a transparência do material. Por meio de uma expansão horizontal, há um interesse cada vez maior em explorar a cor como forma de dinamizar o espaço. Essa série apresenta uma proximidade bastante razoável com a pintura sobre vidro produzida nos anos 1950 e que foi o passo inicial para o seu envolvimento com o design e a fabricação de móveis. Podemos dizer que as Progressões também se desmembraram a partir dos anos 1990 na série “W”. Saiu o jacarandá, entrou a tinta acrílica.
htmlText_6AFC5CDD_5D01_775D_41CC_74F7ABE27C9B.html =
Aparelho cinecromático em construção /
under construction, 2004
htmlText_6B0287D1_4016_9CC6_41B8_D4193F53065E.html =
Progressão, 1968
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
39 x 34 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B07A5CB_4035_9CDA_4190_C5D69064A3CA.html =
Aparelho cinecromático, década de 1960 / 1960s
Madeira, metal, tecido sintético, lâmpada e motor /
Wood, metal, synthetic fabric, light bulb and motor
113 x 75 x 29 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B285795_4015_9D4E_41AD_1A4935774B93.html =
Sem título / Untitled, 1978
Óleo sobre ripas de madeira / Oil on wooden slats
54 x 45 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B29B18E_400A_B55A_41B0_9C9F5363937D.html =
Relevo progressivo Y-12, 1978
Cartão cortado / Cut cardboard
50,5 x 46 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B357702_400A_BD4B_41AB_491E127C9130.html =
Sem título / Untitled, 1970
Cartão cortado / Cut cardboard
26,5 x 19 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B3D2DA3_4016_AD4A_41AF_9C26562C7498.html =
Sem título / Untitled, 1966
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
38 x 29,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B42AE69_4015_AFD9_4194_1DF5F7525ED3.html =
Sem título / Untitled, 1992
Óleo sobre ripas de madeira / Oil on wooden slats
67 x 76,5 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B4721D3_400D_94C9_41AC_8AAE06875498.html =
W-472, 2013
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
109 X 169,5 cm
Coleção / Collection Flávia e / and Waldir Simões de Assis Filho
htmlText_6B59E3E6_4016_F4CA_419B_52E214C94325.html =
Convergência, 1970
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
39 x 33,4 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B5CC29B_400A_9779_41C2_88DA4EB36876.html =
Relevos progressivos: cartões
Nos Relevos progressivos, realizados a partir dos anos 1960, o sequenciamento dos cortes na superfície do material – cartão, metal ou madeira – cria camadas ou ondas que variam dependendo da profundidade e localização do corte, constituindo sua própria dinâmica. O uso do papel-cartão é algo surpreendente porque a produção de relevos empregada pelo artista leva à execução de ritmos e sinuosidades de grande impacto visual. Frederico Morais alerta que Palatnik “ao invés de usar a superfície do papel, como qualquer desenhista, superpõe várias folhas, criando um aglomerado, e, em seguida cortando-as pelo topo... Seus relevos, em diferentes profundidades, resultam em estruturas óticas, em cujos interstícios a luz passa, perpassa, criando áreas mais ou menos iluminadas”. Nessa série, Palatnik opera com o vazio, a perda, o corte: o gesto mínimo que desloca o material em direção ao movimento, fio condutor de sua obra, e paradoxalmente a um olhar mais atencioso sobre o que nos circunda. São linhas que convocam a um exame mais minucioso sobre o que está diante de nós.
htmlText_6B5F682E_4017_B35B_41C4_7E6183B97091.html =
Progressão, década de 1960 / 1960s
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
75 x 125 cm
Coleção / Collection Galeria Lurixs
htmlText_6B61ED7C_400E_ADBE_41CC_C0C6CDE284C5.html =
W-231, 2008
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
90,2 x 123,5 cm
Coleção / Collection Galeria Lurixs
htmlText_6B620555_400B_9DCE_41C0_89B82ED7638B.html =
Relevos progressivos: cordas
Esta série, comumente chamadas de “cordas”, na realidade é formada por barbantes. O caráter inventivo e experimental permeia esse conjunto de pinturas feitas com tinta acrílica, realizadas a partir de meados dos anos 1980. A pintura ganha um leve volume que auxilia na formação de um efeito ótico que equilibra a “tecnologia precária” do barbante com uma pesquisa rigorosa e sensível sobre o cinetismo e as possibilidades de expansão da forma e da cor através de um duplo movimento – das linhas e do espectador. Além disso, é uma tentativa de organizar a superfície de maneira diferente dos procedimentos normais, introduzindo uma dinâmica da cor pelo uso da linha. É mais um exemplo da forma como o artista experimenta novas possibilidades dinâmicas e cinéticas utilizando materiais considerados “pouco nobres” no universo da arte.
htmlText_6B62709F_4016_B37A_41CB_F524A3A24969.html =
Convergência V-31, 1971
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
44,3 x 64,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B62F0BB_400A_94B9_41BD_4DF79D98E345.html =
W-H/132, 2018
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
110 x 170 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B64FD07_4017_6D4A_41CD_C1FFE837357B.html =
Progressão 202, 1965
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
71 x 136 x 3 cm
Coleção / Collection Flávia e / and Waldir Simões de Assis Filho
htmlText_6B655E22_400D_EF4B_41CB_E977CB03BB3F.html =
W-933, 2013
Acrílica sobre madeira / Acrylic on wood
109,5 x 169,5 cm
Coleção / Collection Flávia e / and Waldir Simões de Assis Filho
htmlText_6B696650_400D_9FC7_41CB_B7AF464C4A32.html =
Sem título / Unlitled, 2005
Cartão cortado / Cut cardboard
81 x 81 x 11,5 cm
Coleção particular / Private collection
130
htmlText_6B6A8DA5_400B_AD49_41BC_5F3607A80A9B.html =
RS-11, 1976
Placas, resina e poliéster / Sheets, resin and polyester
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B6E60CD_400B_94DE_41CB_8EC581BE71C5.html =
Sem título / Untitled, 2018
Acrílico pintado / Painted acrylic
83 x 94 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B77B3D7_400D_94CA_41AE_ED2259B23732.html =
Sem título / Untitled, 1981
Cartão cortado / Cut cardboard
47 x 47 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B7C6A98_400A_9746_41BB_C0799B4498CD.html =
Sem título / Untitled, 1970
Cartão cortado / Cut cardboard
26,5 x 19 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6B7E5B50_4015_F5C6_41BD_59B64B78FF18.html =
Sem título / Untitled, 1978
Óleo sobre ripas de madeira / Oil on wooden slats
43,7 x 46 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_6BDF30C7_4015_94C9_41A4_4DFDB9EF1C65.html =
Progressão, década de 1965
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
40 x 43 cm
Coleção / Collection Galeria Lurixs
htmlText_6BEB9656_4035_9FCB_41C7_425CB3B7A2A0.html =
Kinechromatic devices
In 1948, living in a room lent to him by his uncle, in the district of Botafogo, Rio de Janeiro, Palatnik transformed this abode into an art studio. Up until 1951, he dedicated himself to the construction of his first Aparelho cinecromático [Kinechromatic Device], which was to become a milestone in kinetic art worldwide, expanding the frontiers of painting in an unforeseen way. In this device, light bulbs were used to form pictorial fields, which up to then had been associated exclusively to painting. He constructed this first Aparelho cinecromático – which would participate in the 1st Bienal de São Paulo – by taking apart a fan and using its motor. This artwork no longer exists because it proved to be very precarious over time, and was quite large. The playful aspect and the way it associated reason and intuition – by creating an internal system that randomly combined the intermittent color fields made by the light bulbs that turned on and off as they moved around a sort of “carousel” – are characteristics explored by critics who have described this work.
htmlText_75AC485F_56FB_0D35_41B7_FCCEDCC5F6EF.html =
Sem título / Untitled, 1979
Metal cortado / Cut metal
35,3 x 19,2 cm
Coleção particular / Private collection
htmlText_7750666F_56FB_0515_41CB_4EC23E88B1AB.html =
Relevo progressivo, 1981
Cartão cortado / Cut cardboard
50 x 50 cm
Coleção / Collection Conrado e / and Ronie Mesquita
htmlText_7E407091_400E_B346_41BF_D371EB298970.html =
RS-14, 1976
Placas, resina e poliéster / Sheets, resin and polyester
Coleção particular / Private collection
htmlText_7FD6A586_5F5A_ACC6_41D4_C1F6B9445437.html =
Sem título / Untitled, 1969
Madeira jacarandá / Jacarandá wood
37 x 50,5 cm
Coleção particular / Private collection
## Action ### PDF PopupPDFBehaviour_3A10310A_6E64_A394_41D4_E4C6B16757AC.url = files/Palatnik_ccbbbh_folder_digital_001_pt.pdf PopupPDFBehaviour_3A17D10B_6E64_A394_41A3_3578D118B222.url = files/Palatnik_catalogo_CCBBBH_005_bx_pt.pdf PopupPDFBehaviour_57C2E0D9_61B7_E44B_41B3_6A4D998351D1.url = files/Palatnik_catalogo_CCBBBH_005_bx_pt.pdf PopupPDFBehaviour_5C281A5D_61DE_A44B_41D6_D6CCDD38080F.url = files/Palatnik_ccbbbh_folder_digital_001_pt.pdf